Boa Conduta
Promover as boas práticas, evitar as más e tornar mais transparente o serviço que se presta aos beneficiários, mas também o cuidado que se tem com os colaboradores, foi o que motivou a implementação de uma cultura do cuidado que se formalizasse na elaboração de vários documentos.
A Província Portuguesa da Companhia de Jesus e todas as Obras a ela ligadas comprometem-se com o cuidado e proteção de todos, em especial das crianças, jovens e adultos particularmente vulneráveis, como parte integral da missão da Igreja no mundo e tendo como valor supremo a sua dignidade. Nesse sentido, foram adotados um Código de Conduta para toda a Província, bem como um Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho.
Código de Conduta
Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Em 2018, nasceu do Manual SPC um Código de Conduta, precisamente com estas linhas de força, com o qual todos os colaboradores e voluntários são chamados a comprometer-se. Estas regras de conduta não eliminam o conteúdo dos códigos de conduta e demais regulamentos internos próprios de cada Obra, antes devem ser vistos como seu complemento.
Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho
Província Portuguesa da Companhia de Jesus
Em 2022, entrou em vigor, ainda, um Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, aplicável a todas as organizações ligadas à Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
Diretrizes para a Proteção de menores e adultos vulneráveis
Conferência Episcopal Portuguesa
Orientações Gerais para as diversas estruturas da Igreja Católica
Grupo VITA
Em dezembro de 2023, o grupo VITA apresentou um Manual do qual constam Orientações Gerais para as diversas estruturas da Igreja Católica, que estão estruturadas da mesma forma que o Código de Conduta da PPCJ.