JESUÍTAS EM MISSÃO

O Secretariado das Missões dá apoio de retaguarda a todos os Jesuítas Missionários que se encontram em terras de Moçambique, Timor Leste e Síria.

NOTÍCIAS

Eis-me aqui, envia-me, Senhor

No dia 18, 3.º Domingo de Outubro, celebramos, mais uma vez, o DIA MUNDIAL DAS MISSÕES. E, na sua mensagem para este ano, o Papa Francisco escolheu para tema as palavras de Isaías: «Eis-me aqui, envia-me, Senhor». E estas palavras tão lúcidas e generosas são a resposta do Profeta à intensa...

QUEM SOMOS

O Secretariado das Missões dá apoio de retaguarda a todos os Jesuítas Missionários que se encontram em terras de Moçambique, Timor Leste e Síria.

Estamos em permanente contacto com os missionários, acudindo a todas as suas necessidades para a execução das tarefas que vão desempenhando, fazendo o seu acompanhamento médico e os cuidados de saúde pedido através de Portugal seja presencialmente ou enviando o que necessitam. Damos ainda apoio a obras concretas que desenvolvem nas missões.

Por vezes, é tão difícil enviar os bens que nos são pedidos, pelo que a nossa opção passa por apoiar através do envio financeiro. Para isso, ao longo do ano, fazemos ações várias de angariação de fundos como a participação na Festa das Família do Colégio de São João de Brito em Lisboa, e vendas várias em tempos especiais como o Natal e as Primeiras Comunhões.

O Secretariado das Missões é também uma presença na vida dos missionários quando vêm a Portugal. Depois de tantos anos ausentes da sua terra natal, serve de companhia e de acolhimento. Tudo fazemos para que se sintam em casa.

Nascendo a Província Portuguesa da Companhia de Jesus muito ligada ao ideal missionário, em pleno seculo XVI, damos a conhecer a vidas destes homens e o trabalho que desenvolvem nestas terras de missão.

O atual diretor do Secretariado das Missões é o P. António de Magalhães Sant’Ana, em estrita colaboração com Catarina Lima Raposo, secretária do Secretariado.

MISSIONÁRIOS

Uma breve biografia dos nossos Jesuítas Missionários que se encontram atualmente fora de Portugal.

P. David Ferreira da Silva sj

Nasceu em 1929 no lugar de Rosadouro, freguesia de Rebordões, em Santo Tirso. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado da Costa, em Guimarães, em 1946 e está em Moçambique como missionário desde a década de 60 do século passado. Atualmente colabora nas Paróquias de Lifidzi, Chabwalo e Domwe.

P. Manuel Ferreira sj

Nasceu em 1939 no lugar de Fárrio, freguesia de Freixianda, em Ourém. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado de Soutelo, em Braga, em 1956 e está em Moçambique como missionário desde a década de 60 do século passado. Atualmente vive em Maputo onde orienta Exercícios Espirituais e faz acompanhamento espiritual, além de apoiar jovens escritores moçambicanos.

P. João Felgueiras sj

Nasceu em 1921 nas Caldas Taipas, em Guimarães. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado da Costa, em Guimarães, em 1942 e está em Timor-Leste como missionário desde o início do ano de 1971, tendo permanecido também com a população durante os anos da ocupação indonésia. Atualmente assiste a Escola e a Obra “Amigos de Jesus” em Dili.

P. José Alves Martins sj

Nasceu em 1929 em São Romão de Neiva, Viana do Castelo. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado de Soutelo, em Braga, em 1958 e está em Timor-Leste como missionário desde 1974. Chegou um ano antes da ocupação indonésia do território e nunca mais saiu, mantendo-se sempre ao lado da população local nos seus momentos mais difíceis. Vive em Dili, onde é formador espiritual.

P. Virgílio Oliveira e Costa sj

Nasceu em 1963 na cidade da Beira, em Moçambique, mas viveu a sua juventude em Coimbra. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado de Coimbra em 1983 e está em Moçambique como missionário desde a década de 90 do século passado. Atualmente vive em Lusaka, na Zâmbia, onde é o Mestre de Noviços de Província da África Austral.

P. Gonçalo Castro Fonseca sj

Nasceu em Huambo em 1972, mas viveu a sua juventude em Mirandela e depois os seus estudos universitários em Lisboa. Entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado de Coimbra em 1997. Está a viver na Síria, Província do Médio Oriente, desde 1997. Atualmente é o Diretor do Serviço Jesuíta aos Refugiados – Síria.

HISTÓRIAS

Casa Xavier em Lusaca

Casa Xavier em Lusaca

Sou o P. António Virgílio Faria de Oliveira e Costa, sj, conhecido como P. Virgílio. Há mais de 3 anos que estou na Casa Xavier em Lusaca, Zâmbia como mestre de noviços da África Austral.

Pedaços de vida ou quase a vida toda em Timor Leste

Pedaços de vida ou quase a vida toda em Timor Leste

O P. João Felgueiras chegou a Timor Leste em princípios de Janeiro de 1971. O P. José Alves Martins chegou a Timor Leste no dia 23 de Setembro de 1974. O que fizemos durante quase meio século de missionação em Timor?

As missões e a Província Portuguesa da Companhia de Jesus

As missões e a Província Portuguesa da Companhia de Jesus

A Província Portuguesa está intimamente ligada à expansão missionária da Companhia de Jesus. D. João III conheceu o grupo de 10 companheiros da Universidade de Paris que vão dar origem à Companhia, por Diogo de Gouveia.

PAÍSES DE MISSÃO

Província Zimbabwe – Moçambique

Região independente de Timor Leste

República Árabe Síria

dONATIVOS

COMO AJUDAR

Há três maneiras de ajudar o Secretariado das Missões através de um contribuindo financeiramente: por cheque, trnasferência ou depósito bancário