Quem vem a Mim nunca mais terá fome

Jesus diz aos discípulos que O seguem pelo pão, porque sentem fome, e não pela relação com Ele. Faz-lhes recordar a aventura da travessia do deserto, pelos seus antepassados, e como o Pai tinha providenciado o necessário para o seu sustento. Esta memória, em lugar de provocar o agradecimento e o louvor, faz a multidão acorrer a Jesus, esperando o mesmo tipo de apoio na sua carência.

«Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do Céu; meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do Céu. O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo». Disseram-Lhe eles: «Senhor, dá-nos sempre desse pão». Jesus respondeu-lhes: «Eu sou o pão da vida: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede». Jo 6,32-35

Deixar tudo para seguir Jesus. A dificuldade de ontem e de hoje. O que pesa, e torna o gesto de deixar difícil, são as diferentes riquezas que pensamos ter e nas quais pomos a nossa confiança. Jesus desafia a confiar única e simplesmente na Bondade que é Deus. Jesus sabe que o Pai é o único que nunca falta, que está sempre e que, por isso mesmo, é o único no qual podemos apoiar-nos verdadeiramente, isto é, confiar.

P. Sérgio Diz Nunes, sj