Grupos

Acólitos

Os acólitos prestam um serviço muito importante nas celebrações.

Além do Jorge e da Inês que estão sempre presentes, temos também um grupo de catequizandos que se juntam a eles nas celebrações da catequese e momentos festivos.

Quem quiser inscrever-se para integrar o grupo dos acólitos deve contactar um dos nossos párocos ou o acólito responsável Jorge Baptista.

Catequese

“Jesus, porém, disse: Deixai as crianças, e não as estorveis de vir a mim; porque delas é o reino dos céus.” (Mt 19,14)

A catequese de crianças e adolescentes e jovens destina-se a iniciar os mais novos na formação cristã.O percurso é feito ao longo de 10 anos, por catecismos.

O plano de atividades acompanha o calendário escolar. Atualmente, há cerca de 270 crianças e adolescentes na catequese e 30 catequistas.

Na nossa Paróquia tem lugar na residência dos Jesuítas, ao sábado das 17:30 às 18:45, seguindo-se a Missa Vespertina preparada especialmente para a catequese.

CVX

O que é a CVX?
A CVX é uma comunidade mundial de leigos, com Estatutos aprovados pela Igreja, assente na Espiritualidade Inaciana. A sua fonte de inspiração característica, para além das Sagradas Escrituras e do Sentido de Igreja, são os Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loyola. As linhas orientadoras da CVX estão consignadas nos Princípios Gerais.

Para fazer parte da CVX?
Os interessados devem contactar os responsáveis regionais que procurarão integrá-los num grupo já existente ou formar um novo.
A CVX-P tem ainda um sítio na Internet. www.cvxp.org, onde pode encontrar mais informações.

Queres embarcar com a CVX? Contacta-nos!

Equipa Regional

P. Sérgio Diz Nunes, sj
Luís Pedro Brás: lpbras@finiclasse.pt
Maria José Madeira: msilva.ubi@gmail.com
Conceição Neves: saodiasneves@gmail.com
Paulo Lopes: pjmlopes57@gmail.com

Outros contactos
Rua de São Tiago, 26 – 6200-214 Covilhã
cvx.beira.interior@gmail.com
regiao.beirainterior@cvxp.org

Grupos da CVX na Beira Interior

“Os Profissionais” – Covilhã
“5ª Semana” – Covilhã
“Maranathá” – Covilhã
“Grupo Novo” – Covilhã
“Grão de Mostarda” – Castelo Branco

Conferência de São Vicente de Paulo

«O reino de Deus já chegou, estão nele os pobres e os pequeninos, que a ele foram chamados em primeiro lugar.» (Lc. 6, 20)

Animados por este convite de Jesus, os membros das Conferências de S. Vicente de Paulo reúnem-se quinzenalmente para aprofundar e fortalecer o sentido da fé, na oração, no estudo da Palavra de Deus e também avaliar o trabalho feito assim como renovar sempre as razões e as energias que presidem ao seu trabalho.

Todos nós sentimos e procuramos responder ao apelo lançado em 1833 por Frederico Ozanam, estudante universitário de apenas 20 anos e fundador das Conferências de São Vicente de Paulo. “Querendo ele amar a Deus e não sabendo fazê-lo de outro modo, amava-O nos pobres, a quem considerava como senhores, usando a expressão: «tu és o meu senhor» ”.
Ozanam deixou-nos um testemunho de vida muito válido para os nossos dias. De facto, ainda hoje a pobreza continua a ser um grave problema social, quer de natureza material, quer espiritual. Assim, urge entender e conhecer cada vez melhor o fenómeno da pobreza, para poder combater as suas causas. Estamos cada vez mais atentos às novas formas de pobreza que vão surgindo no mundo, em grande medida causadas pelo desigual desenvolvimento económico.

Sabemos que sempre seremos poucos, mas estamos ligados a uma Comunidade Paroquial que muito nos tem ajudado na nossa missão.

Se ao ler estas linhas se sentir tocado no seu íntimo, quiser conhecer melhor este movimento e experimentar a riqueza que vem do “ poder servir ”, venha até junto de nós, porque nas Conferências de S. Vicente de Paulo, o trabalho não está em crise…

Servir com gestos de amor… Informa-te connosco!

Contactos
Paróquia S. Pedro – Covilhã
José Neves: jose.j.neves@gmail.com
Telemóvel: 966173782

Escutismo

Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 20 – Covilhã

O Agrupamento é constituído por cerca de 90 elementos, divididos entre Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros e as respetivas equipas de animação.
Entre histórias para contar, novas aprendizagens e experiências, crescimento individual e em grupo, sorrisos e abraços bem apertados… Há também momentos de alegria vivida à luz de Jesus e do Evangelho que contribuem para a formação humana e cristã destas crianças e jovens que, na sua maioria, frequentam a catequese nesta Paróquia. É assistente do Agrupamento o padre Rafael Morão, sj.

Companheirismo e amor a Deus e ao próximo. Vem experimentar!

Email para contactos: geral.20@escutismo.pt.

Grupos Corais

Gostas de cantar? Não escondas os teus talentos, estamos sempre à tua espera!
Cada Eucaristia Dominical tem o seu coro próprio e o seu responsável.
Cada um tem também características próprias, conforme a orientação do Sacerdote que preside e a Assembleia à qual se destinam.

O coro da missa das 11:30, composto por adultos, destina-se a uma Assembleia bastante diversificada e às celebrações paroquiais.
Para saber mais, contactar:
Nuno Miguel Abreu_www.nunomiguel.pt@gmail.com

O coro da missa das 19:00, composto por jovens, alguns dos quais Universitários, é destinado a uma Assembleia mais jovem e adulta.
Para saber mais, contactar:
Filipe Tavares_ filipeatav@hotmail.com

O coro da Catequese, para as missas e festas com a catequese, que se celebram aos sábados às 18:45, é composto e orientado por Jovens pós Crisma e as crianças da catequese.
Para saber mais, contactar: Ana Carolina_ anaccas@hotmail.com
ou Maria Miguel_ mmiguelcd2001@gmail.com

Grupos Bíblicos

Os Grupos Bíblicos da nossa Paróquia encontram-se quinzenalmente, sob a orientação do Padre Henrique Rios, sj. O ​Livro dos Atos dos apóstolos é o tema de estudo e reflexão para este ano (2018).
A escuta da Palavra e o seu estudo em grupo tornaram-se, para muitos, um caminho de enriquecimento da sua fé e da renovação da sua vida cristã.
Este Grupo Bíblico está aberto a todos quantos pretendam e desejem aprofundar mais os seus conhecimentos sobre a Bíblia e tem duas sessões para cada tema: à terça-feira, entre as 21:00 e as 23:00 e à quarta-feira, entre as 16:00 e as 18:00.

Desafia o teu modo de olhar a bíblia, enriquece a tua fé. Contacta-nos!

Contactos
Padre Henrique Rios, sj
Email: hriosdossantos@gmail.com
Telemóvel: 966087193

 Vida Ascendente

É um movimento de leigos (na Igreja), cuja finalidade é ajudar-nos a estar na nossa condição de mais velhos, na missão de ser Igreja, sendo transmissores e testemunhas da fé, na vivência da ligação entre o passado e o futuro, e suporte dos valores morais na sociedade em mudança. Foi fundado na França – La vie montante – e está já divulgado em todos os continentes.
O grupo da Covilhã reúne-se mensalmente, numa das salas da Residência dos Jesuítas, sendo o seu assistente o Padre Manuel Vaz Pato, sj.
Convidamos as pessoas interessadas em conhecer o movimento a informarem-se na Paróquia (Igreja de S. Tiago).

A arte de envelhecer servindo, de aprofundar a fé e crescer espiritualmente.
Venha conhecer-nos!

Telefone: 275086549
Email: paroquiaspedro@gmail.com

Legião de Maria

A LEGIÃO DE MARIA é Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. Nasceu na Irlanda, no dia 7 de Setembro de 1921. Veio para Portugal em 1949.
A finalidade principal da Legião é a santificação dos seus membros, seguindo o exemplo da Virgem Maria. Têm uma reunião semanal, com tempos de Oração e Formação. É caracterizada pelo empenhamento Apostólico, através de visitas e contactos pessoais de natureza cristã, ou de empenhamento na solução dos diversos problemas existentes.
Além destes grupos, que são os membros Ativos, há também os membros Auxiliares, que são a ala orante, que ajudam através da oração e podem participar nas Solenidades do Movimento.
Se deseja fazer esta experiência Apostólica, contacte a Paróquia.

A Virgem Maria como exemplo de vida em santidade… Vem saber como!

Telefone: 275086549
Email: paroquiaspedro@gmail.com

Ministros Extraordinários da Comunhão

Na nossa Comunidade, temos dez Ministros para o exercício desta missão. Temos presente que tal Ministério é um serviço prestado à Comunidade, onde o exercemos livremente, mas com sentido de obediência, dedicação e amor.
O Ministro da Comunhão tem como função, na Eucaristia, ajudar o sacerdote na distribuição da Sagrada Comunhão.
Mas a sua missão principal é levar a Comunhão àqueles que não podem estar presentes, na Eucaristia da Comunidade. Entre estes estão os doentes, que permanecem em suas casas ou em outras unidades de saúde, bem como quem os acompanha.
Ao prestar este serviço, o Ministro faz sentir ao doente que a comunhão que lhe leva é parte do mesmo Altar em que a Assembleia celebrou a Ceia Eucarística, onde o lembramos e recomendamos ao Senhor.
Recordamos os nossos Paroquianos que devem comunicar a Paróquia, ou aos Párocos, quando têm familiares doentes em casa, ou no Hospital, e desejam que se lhes leve a Sagrada Comunhão. Deste modo, a comunidade terá oportunidade de se unir em oração e solidariedade a cada um.