«Um profeta só é desprezado na sua terra»

Agora, na Sua terra, onde correm notícias da Sua vida e falam das maravilhas que realiza, por onde passa, parece que estas nada valem. A porta para o descrédito é, exactamente, o ser dali, da terra. Mais um, dos deles. Conhecem os pais, os parentes. Mas parece que, as maravilhas que faz, não podem acontecer, devido às Suas origens. Não têm conhecimento que tenha frequentado alguma escola de altos estudos.

“Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se à sua terra e os discípulos acompanharam-n’O. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Os numerosos ouvintes estavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que Lhe foi dada e os prodigiosos milagres feitos por suas mãos? Não é Ele o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E não estão as suas irmãs aqui entre nós?». E ficavam perplexos a seu respeito. Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra, entre os seus parentes e em sua casa». E não podia ali fazer qualquer milagre; apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. Estava admirado com a falta de fé daquela gente. E percorria as aldeias dos arredores, ensinando”. Mc 6, 1-6

Jesus tem em Nazaré o mesmo problema que, tantas vezes, nos acontece em casa. Façamos o que façamos, não acreditam em nós. Um ou outro aspecto sombrio da nossa vida parece roubar todos os aspectos luminosos do nosso viver. Não nos deixemos incomodar por aquilo que os iguais a nós pensam ou dizem sobre nós. Façamos e repousemos naquilo que, no nosso coração e diante de Deus, entendemos por bem fazer.

P. Sérgio Diz Nunes, sj