3°. Domingo da Quaresma

Jesus, deixa sempre em aberto o futuro que quer para nós: dar fruto, e dá-lo em abundância. Intercede com gemidos e orações, para que o fruto permaneça.

«Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’. Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandá-la-ás cortar no próximo ano».

Do Evangelho: Lc 13,

O vinhateiro Jesus cuida da árvore de fruto que cada um de nós é. Tantas vezes, sem dar fruto, nem sequer deitar flor. Mas Ele, nossa Esperança, acredita sempre em nós, dia após dia, ano após ano. Nunca desiste, mesmo quando não colaboramos com a Sua atividade. Deixa sempre em aberto o futuro que quer para nós: dar fruto, e dá-lo em abundância. Intercede com gemidos e orações, para que o fruto permaneça.

Pe. Sergio Nunes,sj

24 de Março 2019