“Estou aqui para Servir, para vos servir”. Covilhã, terra da nova missão.

O novo Pároco,  terminou com uma reflexão de louvor e agradecimento,  salientando a alegria que sente por estar na Covilhã e nela ser um sacerdote para todos e com todos deseja servir, seguindo o exemplo de Santo Inácio de Loyola.

No dia 30 de setembro, o P. Sérgio Diz Nunes, sj tomou posse como Pároco da nossa Comunidade, exercendo a nova missão, simultaneamente, com o P. Manuel Vaz Pato, sj e P. Rafael Morão, sj. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo da Diocese da Guarda D. Manuel Felício e concelebrada por todos os Jesuítas. O novo Pároco,  terminou com uma reflexão de louvor e agradecimento,  salientando a alegria que sente por estar na Covilhã e nela ser um sacerdote para todos e com todos deseja servir, seguindo o exemplo de Santo Inácio de Loyola.

«Antes de mais, em primeiro lugar, quero agradecer.

Agradecer ao Pai que me pôs com Seu Filho e através do Padre Provincial me fez vir de novo à Covilhã, um lugar de bênção no meu percurso de seguimento do Senhor. Não posso reter a memória agradecida do meu querido companheiro e amigo P. Arnaldo Lacerda.

Agradecer ao Senhor Bispo, D. Manuel Felício, a sua presença e sua cordialidade desde o nosso primeiro encontro, este Verão, na Serra da Estrela.

Agradecer aos meus companheiros jesuítas o seu acolhimento e apoio.

E a todos vós, a calorosa recepção beirã feita de gestos e palavras em todos estes dias. Muito Obrigado.

A Covilhã é para mim neste momento a Galileia, a Terra Santa, onde o Senhor com a Cruz às costas me precede e se faz encontrado, onde me convida a segui-Lo e a servi-lo em cada uma das pessoas que em cada dia colocará no meu caminho.

Tenho profunda sintonia com o Papa Francisco e a sua imagem de uma Igreja em saída. Espero e desejo que os paroquianos de São Pedro da Covilhã saibam sair ao encontro de todos, e saiam com um olhar salvador e um coração acolhedor. Que todos se sintam amados e por isso aqui queiram e gostem de vir para se encontrar consigo e com o Senhor na sua Misericórdia.

Peço a Santo Inácio de Loiola que me inspire e me ajude a ser um facilitador do encontro do Criador com as criaturas e destas com Ele, para a Maior Glória de Deus.

Por último uma palavra para Nossa Senhora, a nossa Mãe:

Que pela graça de Deus eu saiba aprender com Ela a acolher o Filho, a trazê-lo em mim e a partilhá-lo com todos. Que eu, à sua maneira, saiba estar de pé nos momentos de Cruz e de joelhos à espera das promessas do Senhor.

Estou aqui para Servir, para vos servir, por favor disponham.»

Sérgio Diz Nunes, sj