Solenidade de S. Pedro e S. Paulo

À Igreja e a Pedro, Padroeiro da nossa Comunidade é confiado o poder das chaves - isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os Seus ensinamentos aos desafios do mundo e de acolher todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece. Procuremos como ele seguir Jesus até ao fim.


Na Solenidade dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, a liturgia convida-nos a refletir sobre estas duas figuras e a considerar o seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho do projeto libertador de Deus. O Evangelho de S. Mateus (16,13-19) põe em destaque a figura de Pedro, que à pergunta, de Jesus aos seus discípulos responder prontamente: «Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo!»

À Igreja e a Pedro, Padroeiro da nossa Comunidade é confiado o poder das chaves – isto é, de interpretar as palavras de Jesus, de adaptar os Seus ensinamentos aos desafios do mundo e de acolher todos aqueles que aderem à proposta de salvação que Jesus oferece. Procuremos como ele seguir Jesus até ao fim.

Jesus dirige aos discípulos uma série de perguntas sobre si próprio.
Não se trata, tanto, de medir a sua popularidade; mas sobretudo, de tornar as coisas mais claras para os discípulos e confirmá-los na sua opção de seguir Jesus e de apostar no Reino.

“E vós, quem dizeis que eu sou?” É uma pergunta que deve, ecoar nos nossos ouvidos e no nosso coração. Responder a esta questão, convida-nos a pensar no significado que Cristo tem na nossa vida, na atenção que damos às suas propostas, na importância que os seus valores assumem nas nossas opções, no esforço que fazemos ou que não fazemos para o seguir… Quem é Cristo para mim?

(adaptado de reflexão anterior)

imagem google