Comemoração do 1º Dia Mundial dos Pobres

Sob o lema “Não amemos com palavras, mas com obras”, a Paróquia de S. Pedro na Covilhã assinalou, na semana de 13 a 19 de novembro, com momentos e formas diversas o Dia Mundial dos Pobres.

Acolhendo o pedido contido na Mensagem do Papa para o I Dia Mundial dos Pobres, “na base das múltiplas iniciativas concretas que se poderão realizar neste Dia, esteja sempre a oração”, adaptámos a Oração Comunitária disponibilizada pela Comissão do Apostolado Social da PPCJ, sendo rezada diariamente rezada antes da missa das 11.30h.

Para a página do facebook partilhámos diariamente pequenos textos com extratos da Mensagem do Papa, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da pobreza e abandono à nossa volta e da atenção que devemos aos mais pobres e frágeis da sociedade.

No sábado, dia 18, para a catequese adaptaram-se algumas das atividades sugeridas pela Fundação Gonçalo da Silveira e cada grupo, de acordo com a sua faixa etária, foi sensibilizado a ter um olhar mais profundo e mais próximo, sobre as realidades de desigualdade e fragilidade do dia-a-dia tais como: a injustiça, a pobreza, a falta de fraternidade e de habitação. O trabalho foi ilustrado com cartazes, frases e gestos que os catequizandos levaram a Jesus na Eucaristia da Catequese, durante uma Oração dos Fiéis que cada grupo construiu.

Referimos ainda a presença da Refood que fez a sua apresentação e divulgação do movimento na Covilhã, em todas as Eucaristias dominicais, com a angariação de voluntários.

No domingo, dia 19, na Eucaristia paroquial acolhemos a Fraternidade Nuno Alvares (escuteiros adultos) na festa do seu 38º aniversário, que animou a celebração fazendo no final uma recolha de géneros para as vítimas dos incêndios na Beira Interior.

Sabendo que muito há a fazer, pois nos sentimos chamados a acolher e a fazer render na nossa vida tanto que nos é oferecido pelo Senhor, experimentámos durante estes dias que os dons se multiplicam quando o coração abre ao “outro” e nele reconhece a presença do Amor que Salva em Jesus.