DAQ: Dia de Arranque da Quaresma – Um dia como os outros, só que diferente

No passado 14 de Fevereiro, dia de Quarta-feira de cinzas, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, proporcionou à comunidade um dia diferente: o DAQ - Dia de Arranque da Quaresma.

Cinzas
Foto: Francisco Campos, sj

No passado 14 de Fevereiro, dia de Quarta-feira de cinzas, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, proporcionou à comunidade um dia diferente: o DAQ – Dia de Arranque da Quaresma.

A proposta apresentada consistia em, durante toda a quarta feira de cinzas, fazer jejum (comer apenas uma simples sanduíche ao longo do dia), mas dando-lhe um sentido maior… oferecê-lo a Deus. Foi uma proposta de oração e de escolha para alterar algum comportamento em nós. Pedir desculpa a alguém, dar esmola a uma pessoa mais necessitada ou, simplesmente, arrumar a casa, são alguns exemplos de fizeram parte da proposta do DAQ.

Apesar das pessoas que aderiram a este dia diferente, estarem espalhadas pela cidade nas suas tarefas quotidianas, algo maior as unia: o propósito e o amor a Deus. Com o manual de instruções do DAQ foi-nos, também, entregue uma carta para abrirmos às 15.00 horas. Uma carta de incentivo, com a qual nos sentimos unidos, apesar de estarmos dispersos.

Terminámos este DAQ com a Eucaristia, seguida de uma sopa oferecida pela paróquia. Ainda houve tempo para partilhar em pequenos grupos o como correu este dia diferente. Pelos ecos dos participantes, é uma iniciativa a louvar e a repetir.

Patrícia Santana