Material Médico e Hospitalar chega à Ucrânia

Graças ao contributo de muitas pessoas (da nossa Paróquia, mas também de outras instituições), foi possível fazer chegar material médico e hospitalar à Ucrânia, para apoiar a população gravemente afetada. Obrigado a todos!

Encerrou-se a Campanha MMH UCRÂNIA ontem, dia 13 de Maio, com a partida do material para a Ucrânia.

A Campanha lançada pela nossa Paróquia adquiriu proporções muito maiores do que aquelas que imaginámos no início. Foram angariados à volta de 14.000 € e o material que se reuniu (medicamentos e material hospital) encheu uma carrinha inteira: tubos de oxigénio, drenos de sucção, garrotes, pensos hemostáticos, sondas, compressas, cateters, seringas, pinças esterilizadas, todo o tipo de medicamentos, talas, bandas adesivas, ligaduras de emergência, etc.

O Hospital Particular do Algarve associou-se logo à Campanha desde o seu início da Campanha, associou-se logo à Paróquia do Amparo, que cedeu material hospital, divulgou a Campanha, serviu de intermediário para a compra de grande parte do material, contribuiu economicamente e ainda dispensou um enfermeiro para ir até à Ucrânia a acompanhar a entrega do material.

Para o transporte do material “colámo-nos” à associação SOS Oncológico, de Lagoa, que estava a organizar uma ida à Ucrânia com o objetivo duplo de enviar roupa para um orfanato e trazer ucranianos para Portugal. A Câmara Municipal de Lagoa cedeu 3 carrinhas e prontificou-se a pagar o combustível e as portagens.

As 3 carrinhas saíram de Lagoa com 7 pessoas. Entre elas está 1 enfermeiro e 3 mulheres ucranianas a viver em Portugal há já alguns anos. Contamos que cheguem a Tomaszow Lubelski (na Polónia, perto da fronteira com a Ucrânia) na noite de Domingo para 2ª feira. O material chegará ao seu destino hospitalar através de um transporte organizado pela Câmara Municipal de Zhovka, na Ucrânia, que irá na 2ª feira recolher o material à Polónia para o levar ao seu destino na Ucrânia.

Aqui fica um enorme obrigado a quantos contribuíram com dinheiro e com trabalho para a realização da MMH Ucrânia. Agradecemos à nossa paroquiana Natália (a viver há alguns anos em Portugal) que nos pôs em contacto com o seu filho seminarista Tadey (a viver na Ucrânia). Foi com ele e com o Presidente da Câmara de Khovka, seu amigo, que fomos acertando toda a Campanha. Agradecemos, em particular, à Carmo que se envolveu com a organização desta atividade desde que teve conhecimento da mesma na última peregrinação da nossa Paróquia a Fátima (por coincidência).

Rezemos para que tudo corra bem. Confiamos à proteção de Nª Srª da Fátima as pessoas que serão ajudadas através desta Campanha.