Juntos em pandemia

A vida é mais forte.  Uma mensagem para nos inspirar a viver este tempo exigente à luz da Páscoa. Jesus assume a nossa realidade e abre-nos um caminho de reconciliação e proximidade. Recomeça connosco todos os dias. Oferece-nos a vida gratuitamente e mostra-nos como amar e servir até às últimas consequências.  

Notícias

Aqui pode acompanhar um pouco a vida das obras e das comunidades da PPCJ.
O que têm feito, como se ajustaram, que novidades têm para partilhar.
Para isso, enviem-nos as notícias e novidades das vossas obras para gabinetecomunicacao@jesuitas.pt

O CREU como um meio

O CREU como um meio

O testemunho de uma animadora do centro universitário dos jesuítas no Porto em tempos de confinamento.

OFICINA: juntos no cuidado integral a cada pessoa

OFICINA: juntos no cuidado integral a cada pessoa

“A OFICINA é a minha segunda família”. É uma das frases que vamos ouvindo ano após ano dos nossos alunos. É uma expressão simples que expressa a forma como a escola é acolhida no coração de cada aluno, como é vivida no dia-a-dia, seja ele em regime presencial ou à...

INA: perto na distância e juntos na adversidade

INA: perto na distância e juntos na adversidade

À semelhança de tantas escolas e colégios pelo país fora, o Instituto Nun’Alvres (INA), escola do Colégio das Caldinhas, em Santo Tirso, está desde 8 de fevereiro a assegurar o acompanhamento dos seus alunos “em regime não presencial”. Está a aprender e a...

Pedidos de oração

Neste tempos exigentes, contamos com o suporte da oração e permanecemos unidos espiritualmente.

A oração de todos faz-nos mais fortes.

Envie-nos as suas intenções de oração através do formulário no final desta secção.

Peço  que  rezem por mim tenho problema de saúde, pela minha família cura e libertação e por o meu namorado amor e união (Patrícia).

Gostávamos de pedir pela mãe da Catarina que faleceu ontem no seguimento do internamento por Covid-19. Consola-nos a esperança de que se encontra com Deus. Pedimos para toda a sua família o dom da Fortaleza.

Pela Susana e por toda a sua família.

Gostava de pedir pelo Tio Zé que se encontra hospitalizado, para que o Senhor se faça presente nesta hora de maior sofrimento. Também pedir pela Tia Lucília e os seus filhos, para que neste momento encontrem em Deus o conforto que precisam para os próximos dias. (Sara)

Que nestes tempos pandémicos, peçamos a Graça de sermos capazes e corajosos em fazer prevalecer os valores da bondade, fraternidade, caridade, justiça e amizade. (Susie)

Pelo Carlos, que o Senhor hoje chamou a Si, e pela sua mulher e filhos, que sintam o consolo do Pai neste momento tão difícil. Pedimos ainda pelo José para que recupere rapidamente e se possa unir à sua família nesta hora de dor.

Pelos filhos da Enfermeira recentemente falecida em Lisboa.

Por todas as crianças e jovens que ficam em casa, que continuemos a encontrar forma de os proteger e cuidar, sabendo que as quatro paredes de uma casa nem sempre representam a segurança de um lar. (Ana Sofia Marques)

Pedir ao Senhor que cuide bem dos que foram ter com Ele mas também que cuide e console todos os que ficam e perderam alguém da família, amigos conhecidos, que o Senhor os possa aliviar de tanta dor sentida. (Conceição Rebelo de Andrade)

Pela Teresa, para que o Senhor a acompanhe e conforte neste momento de provação e fortaleça a sua família. (Rita)

Pelo P. Stan Swamy, jesuíta indiano de 83 anos, ativista dos direitos humanos, preso injustamente na Índia há mais de 100 dias.
Que o Senhor lhe dê a fortaleza e esperança neste tempo de enorme provação.

Por todos os que já partiram vítimas desta terrível pandemia, em especial pelo P. José Pina e o Ir. José Dias, falecidos recentemente, para que encontrem a paz e o descanso eternos junto do Pai.

Por todos os doentes afetados por esta pandemia, em particular por aqueles que estão nos hospitais, em situação grave, e sem poderem ser acompanhados pelos seus familiares.
Que o Senhor os console e atenue o seu sofrimento.

Rezamos pelo Pedro Barroso, que está doente, pela Madalena e pelos seus 4 filhos. Que Deus com Nossa Senhora lhes deem sempre a força, a confiança, a entrega e a esperança.

 

Pelo Carlos, que o Senhor hoje chamou a Si, e pela sua mulher e filhos, que sintam o consolo do Pai neste momento tão difícil. Pedimos ainda pelo José para que recupere rapidamente e se possa unir à sua família nesta hora de dor.

Peço te Pai pela nossa amiga e companheira Cvx , que está muito doente (tumor cerebral), vive sozinha, peço que lhe dês a fortaleza para os tratamentos e a confirmação da tua presença ao lado dela , mão na mão . Unida a Ti possa viver estes dias de sofrimento com confiança e paz . Amen (Vera)

Pela Claudimary, doente do hospital Amadora Sintra, que tem sofrido tanto, com muitas cirurgias feitas, e que agora apanhou covid19. Uma mulher cheia de fé  e muito bonita por dentro e por fora. Peço  que nunca perca a fé e continue a lutar pela vida!
(Rita Salazar Couto)

Partilhas espirituais

Envie-nos as suas partilhas espirituais através do formulário no final desta página.

P. António Santana, sj

Nas últimas três semanas faleceram três jesuítas da nossa Província: o Ir. José Oliveira, com 86 anos de idade e 66 na Companhia de Jesus, o Ir. José Manuel Dias, com 93 anos de idade e 76 na Companhia de Jesus e o P. José Venâncio Pina, com 93 anos de idade e 75 na Companhia de Jesus. Basta ver os anos que estes três nossos companheiros viveram como jesuítas para perceber a riqueza que guardavam da nossa história de vida de missão e relação.

A arte de acompanhar os nossos companheiros mais velhos, sobretudo quando requerem cuidados médicos continuados, é delicada. Obrigam a mudanças constantes nas nossas agendas pastorais já sobrecarregadas para deslocações ao médico, aos hospitais e aos centros de análises. Acima de tudo, pedem disponibilidade, presença e companhia. Neste tempo de pandemia da covid-19, apercebemo-nos ainda mais da fragilidade das suas vidas e atenção que lhe devemos dar.

No nosso Catálogo da Província, a missão destes nossos irmãos é cuidar da saúde e rezar pela Igreja e pela Companhia. Com a saúde mais frágil, participam da nossa vida apostólica com a oração. Ao cuidar deles, vou-me dando conta como somos, de facto, responsáveis pela vocação uns pelos outros e como estamos todos ligados na missão desde o Noviciado à vida nas enfermarias.

Juntos em pandemia

14 + 1 =