Estatuto Editorial

 

“…estar mais pronto a salvar a proposição do próximo do que a condená-la.”

Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, n.º 22

“A reconciliação é hoje o grito mais forte da humanidade.”

P. Arturo Sosa, sj – Geral da Companhia de Jesus

 

O Ponto SJ é o portal dos Jesuítas em Portugal.

A adesão ao Evangelho, a pertença à tradição cristã e a visão inaciana são o ponto de partida e dão o mote para o olhar, generoso e crítico, que queremos ter sobre a realidade, a sua riqueza, complexidade e contrariedades.

Diante da erosão do espaço público, em que parece fácil erguer muros de proteção e cavar trincheiras identitárias e ideológicas, queremos proporcionar um espaço de encontro, num clima temperado. Desejamos favorecer o exigente exercício do diálogo, que tanto pede empatia e atenção na escuta, como honestidade e ousadia de palavra que, sendo crítica, não seja violenta nem imediatamente defensiva ou autojustificativa.

Acreditamos que este espaço de encontro que pomos ao serviço da Igreja e da sociedade não é apenas uma ferramenta, mas a afirmação da nossa identidade, que não se dilui no debate de opiniões. E com isso assumimos o risco de habitar a tensão. Uma tensão natural e saudável que promova a escuta e estimule o sentido crítico, e recuse o caminho da polarização, que anula a diferença e exclui o outro.

Numa Igreja que se deseja sinodal e mais hospital de campanha do que território a defender, assumimos, serenamente, o nosso lugar num mundo plural e secularizado. Reconhecemos ainda a crescente polarização interna na Igreja e desejamos ser palco de encontro e diálogo eclesial.

Num mundo complexo e em crise, reconhecemos que o nosso pensamento é incompleto e incapaz de captar de um modo definitivo tudo o que nos é dado viver. Assumimos o compromisso com a justiça, com a defesa da vida e com a dignidade de cada pessoa. Interessa-nos o respeito pela diferença e a vontade de a compreender, indo ao encontro das fronteiras sociais e existenciais.

Desejamos ajudar a gerar uma visão consistente, lúcida e livre do mundo que habitamos, que conduza à disponibilidade para servir o bem comum e possa proporcionar uma abertura à transcendência.

O Ponto SJ é ainda um espaço de informações e notícias sobre as organizações ligadas aos Jesuítas em Portugal, pretendendo dar a conhecer a sua diversidade de propostas e eventos. É também um lugar de espiritualidade, que procura oferecer caminhos de aprofundamento e encontro com Deus.

Ponto SJ. Habitar a tensão.