No passado dia 02 de abril decorreu mais um Xegai, Vede & Comei, da CVX de Braga, desta vez com a presença do bracarólogo Rui Ferreira, que foi desafiado pela CVX de Braga a acompanhar-nos numa Via Sacra num dos locais mais emblemáticos da nossa cidade, o Bom Jesus do Monte, onde está representado todo o imaginário da Paixão de Cristo.
O encontro iniciou-se com uma breve explicação histórica do surgimento deste santuário e da sua ligação à Cidade de Braga, com referência a alguns dos nomes mais importantes que marcaram a história e fisionomia deste santuário, como o Arcebispo Rodrigo Moura Teles, André Soares, Carlos Amarante e o escultor bracarense João Evangelista Vieira.
De seguida fomos convidados a fazer a experiência espiritual da VIA CRUXIS, utilizando uma ferramenta muito inaciana, a contemplação, de todo o figurado representado ao longo dos escadórios, que tem também um significado bíblico muito importante, símbolo de encontro com Deus. Todo percurso foi feito no sentido ascendente, contemplando cada uma das representações que se encontram nas capelas que vamos encontrando ao longo de todo o escadório até chegar à igreja principal.
O encontro terminou nas capelas que têm a representação figurativa da ressurreição e ascensão de Cristo aos Céus, aparição às mulheres e aos discípulos de Emaús, situadas acima da igreja principal.
Foi um final de tarde de reunião de membros CVX da Região de Braga e famílias, que serviu de mote ao regresso aos encontros presenciais da Comunidade de Braga, que muito nos alegrou.