Verde ou Maduro – 6 de fevereiro

No passado dia 06/02 numa nova edição do Verde ou Maduro, sob o tema «Santo Inácio e as Mulheres: de Cavaleiro a Amigo Espiritual», ficou o desejo da leitura de correspondência de Santo Inácio com mulheres que foram importantes na sua vida.

 

No dia 6 de fevereiro teve lugar mais uma edição do Verde ou Maduro, este ano em formato online. Esta edição – que contou com cerca de cinquenta participantes, incluindo, como já vem sendo hábito, alguns de outras regiões além da CVX de Braga – foi subordinada ao tema «Santo Inácio e as Mulheres: de Cavaleiro a Amigo Espiritual». A tarde, dinamizada pela Irmã Joana Barbado, começou com uma apresentação sobre a relação de Inácio de Loyola com as mulheres ao longo da sua vida, seguida de um momento de discussão e partilha em grupos.

Discutiu-se, assim, o papel importante e revolucionário de Santo Inácio ao acolher as mulheres na Igreja e ao tê-las também como companheiras espirituais. Por outro lado, ficou claro que a sua amizade com algumas mulheres foi um fator importante na sua jornada e na formação da Companhia de Jesus. E especulou-se o quanto as mulheres na sua vida influenciaram a própria espiritualidade de Inácio, e até mesmo o desenhar daquilo que são os Exercícios Espirituais. Falou-se ainda da importância específica de algumas dessas mulheres – como a sua cunhada, Madalena de Araoz – na conversão de Inácio e na sua devoção a Nossa Senhora.

No fim, ficou o desejo de ler alguma da correspondência trocada entre Santo Inácio e estas mulheres e igualmente a constatação, sem novidade, do lugar determinante das mulheres na história da Igreja.

Ana Margarida Cunha, do grupo CVXtar

Verde%20ou%20Maduro%202022%20-%20Cartaz
Verde ou Maduro 2022 - Cartaz