Na passada 4.ª feira, dia 7/julho, pelas 21h30, via zoom e por iniciativa da Região do Porto, decorreu o 1.º Encontro de Guias e Guiadores das Regiões do Porto e de Braga, sob o tema “Avaliação, como Processo de Crescimento Espiritual (Em CVX)”.
Este encontro surgiu em consequência dos desafios tão específicos do último ano, que lançaram novas pistas para refletirmos e rezarmos em conjunto a construção de uma Comunidade alargada, pelo que, aproveitando a proximidade destas duas Regiões, julgou-se ser importante a partilha de experiências face à necessidade de discernirmos em conjunto formas de ajudar e acompanhar as nossas Comunidades.
Estiveram presentes Guias e Guiadores de ambas as Regiões, leigos e religiosos, e membros de ambas as Equipas de Serviço Regional.
O programa foi o seguinte:
- Oração Inicial
- “Avaliação, como processo de crescimento espiritual (em CVX)”, apresentado pela Cristina Lima;
- “Ser Guia” – Testemunhos na primeira pessoa de alguns dos guias e guiadores presentes;
- Plenário para partilha de pontos de avaliação, com base na proposta de oração lançada aos Guias e Guiadores;
- Síntese e conclusões;
- Oração Final.
No âmbito do tema principal – “Avaliação, como processo de crescimento espiritual (em CVX)” – a Cristina Lima efetuou uma breve exposição focada essencialmente nos seguintes pontos:
- O papel do guia no crescimento do grupo;
- O processo de Crescimento CVX;
- Acolher e integrar a diversidade;
- Ligação à comunidade alargada.
Esta apresentação permitiu, de uma forma clara e concisa, relembrar o fundamento da existência de um guia em cada grupo e a sua função particular, bem com as várias fases do processo de crescimento em CVX, de relevante importância para toda a Comunidade e que importa ir revisitando ao longo do percurso.
Com o mote do tema “Ser Guia CVX”, foram partilhados os testemunhos do P. Mário Garcia sj, da Ir. Cristina Ribeiro e da Clara Pires de Lima, em que foram focadas experiências e vivências, tendo sido destacadas algumas limitações, desafios, habilidades e competências, assim como estratégias para melhorar o ser Guia, passando estas muito pelos caminhos da prudência e paciência.
No plenário para partilha de pontos de avaliação, com base na proposta de oração lançada aos Guias e Guiadores, alguns dos presentes partilharam o que rezaram e o eco daquilo que tem sido a sua experiência, das dificuldades com que se vêm deparando, muito pela diversidade das pessoas que chegam à CVX, mas também das graças recebidas e dos bons resultados alcançados.
Este encontro permitiu relembrar que não estamos sozinhos, que não caminhamos sozinhos, mas sim numa comunidade, com orientação de vida e missão comuns, trabalhando em prol de cada pessoa e de cada grupo.