Este sábado, a Comunidade de Vida Cristã de Braga esteve na Casa de Sicar, um espaço de silêncio e oração que fica em Guimarães.
O dia foi de contemplação, oração e formação, a qual foi orientada pela Alzira Fernandes e pelo P. José Carlos Belchior, sj.
Os participantes puderam penetrar na riqueza da iconografia da Igreja Ortodoxa e, depois de um trabalho de grupo que os levou a entrar em profundidade no tema do encontro, foram gradualmente descobrindo a Iconóstase como suma teológica.
Inicialmente, foi abordada a Lei e a Igreja do Antigo Testamento na Iconóstase e, numa fase posterior, a Alzira Fernandes e o Padre Belchior abordaram a Graça e a Igreja do Novo Testamento na Iconóstase.
A pausa para o almoço permitiu estreitar laços entre os membros dos diferentes grupos da CVX de Braga, além da fruição da natureza circundante e da degustação das mais saborosas iguarias que cada um levou para partilhar.
A tarde foi dedicada à proskinesis e à deesis, tendo os formadores focado a importância da oração de intercessão da Igreja pelo mundo.
O encontro terminou com a celebração da Eucaristia e com a avaliação. Todos os participantes sublinharam a profundidade, a leveza e a beleza que marcaram o ritmo do encontro. Pelas palavras de agradecimento dos membros da CVX de Braga percebia-se que ficou no coração de todos o desejo de continuar a aprofundar o mistério que o ícone nos revela como janela aberta ao transcendente.
Pela Equipa de Serviço da CVX de Braga,
Cidália Teixeira