Neste Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco há 4 anos, agradecemos ao Senhor os talentos que os membros da nossa Comunidade têm posto a render para acompanhar e apoiar os mais fragilizados.
O encontro mensal da CVX BR, dinamizado ontem pelo P. Luís Ferreira do Amaral, sj, e intitulado “Estender a mão”, deu-nos a oportunidade de reflectir acerca dos diferentes tipos de pobreza que existem e da necessidade de levarmos à oração as situações de pobreza com que nos deparamos diariamente.
Se actuarmos ao jeito de Jesus, estamos unidos ao Pai e focados nos irmãos que mais precisam de nós. Foi isso que fez o P. Pedro Arrupe, sj quando, há exatamente 40 anos, criou o Serviço Jesuíta aos Refugiados.
Estejamos nós também atentos ao que se passa no mundo e à nossa volta, para respondermos de forma generosa e eficaz às exigências dos nossos tempos. Como fez o P. Luís Ferreira do Amaral, sj, durante a sua comunicação, coloquemo-nos algumas questões:
– de que pobres tenho mais resistência/facilidade de me aproximar? (Pobres de saúde, de paz, de companhia, de alimentos, de justiça, de afectos, de bens materiais?)
– o que está ao meu alcance, para que haja menos pobreza?
Evocando Fernando Pessoa, através do poema “Padrão”, o P. Luís Ferreira do Amaral, sj, desafiou os presentes a participar na construção de um mundo mais justo e mais fraterno.
O esforço é grande e o homem é pequeno.
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.
A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por-fazer é só com Deus.
A Equipa de Serviço Regional da CVX de Braga agradece, mais uma vez, a presença e a partilha do P. Luís Ferreira do Amaral, sj, pois conclui-se, pelas palavras dos presentes, que este momento formativo foi muito enriquecedor e inspirador.
Link para a mensagem do Papa Francisco:
http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/papa-francesco_20200613_messaggio-iv-giornatamondiale-poveri-2020.html