Ao longo da tarde, reinou a alegria do encontro. Encontro com Jesus, com os Amigos de outros grupos CVX, connosco e com a natureza.
Além do nosso Assistente Espiritual, dois outros Guias CVX acompanharam o grupo na caminhada: o P. Hermínio Vitorino, sj, e o Alfredo Couto. Éramos cerca de 50.
O P. Rui Nunes, sj, que dinamizou todas as atividades da tarde, começou por fazer uma introdução, no início da caminhada, destacando a importância ganharmos distância crítica em relação ao imediato de todos os dias.
Ao longo do trajeto, junto ao rio Cávado e em silêncio, pudemos refletir acerca daquilo que “levamos na mochila”, confiando ao Senhor os nossos projetos, a nossa família, as pessoas com quem nos cruzamos e aquilo de que queremos dar graças.
Nos momentos de partilha, durante a tarde, os participantes expressaram a sua alegria por estarem num espaço tão propício à oração e à reflexão e foram ecoando, no nosso coração, as palavras do P. Rui Nunes, sj, que nos apontou três direções: peregrinar em direção ao outro; peregrinar para o futuro e peregrinar para a vida.
Depois da caminhada “orante” e do lanche, fizemos uma visita ao sótão e à adega de Soutelo, experimentando grande emoção por estarmos em dois espaços tão pouco conhecidos da Casa.
A Eucaristia e o jantar partilhado, na Casa da Torre, permitiram-nos estreitar laços de Amizade com todos os membros da CVX de Braga e da Beira Litoral que estiveram presentes e com outros dois Guias CVX que se juntaram ao grupo para celebrar a Eucaristia: o P. Manuel Morujão, sj, e o P. João Carlos Onofre Pinto, sj.
Foi uma experiência muito enriquecedora, como será também a que estamos a preparar para o encontro mensal de dezembro, quando nos juntarmos aos sem-abrigo de Braga.
A Equipa de Serviço Regional agradece ao P. Rui Nunes, sj, e a todo o staff da Casa da Torre, que se empenharam para que esta atividade fosse tão bem sucedida.
Deixamos ainda uma palavra de gratidão a todos os membros CVX que, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Pobres, deixaram em Soutelo o seu contributo para entregarmos à Cáritas. Bem hajam!
Cidália Teixeira