


Bastidores das Missas Online
Na esperança de ter sido a última, aqui ficam revelados os “bastidores” caseiros das nossas missas online. Com encontro marcado ao meio-dia de Domingo, cá por casa, tudo começava a acontecer meia hora antes.

Notícias
Sem a luz da verdade, vimo-nos levados por uma onda de “fake news” que geraram medo e pânico. Neste primeiro artigo, explicarei a ciência das causas conhecidas do apagão, contra a falsidade da era da pós-verdade.
Para instaurar o “império universal do Amor” teremos de ler o canto d’Os Lusíadas e “de o ser no que tem de mais humano”, abrindo-nos à aventura caridosa de nos tornarmos “língua por novas pátrias [e] de novas maneiras soletradas”.
Repensar Portugal no sentido de uma maior justiça social e ambiental só pode ser feito no contexto de integração política e económica em que vivemos, seja na Europa, seja à escala global.
A tese de Nuno Palma sobre o nosso atraso económico, longe de culpar o Estado Novo, é aplicar a lógica da “Maldição Dourada”, segundo a qual as entradas do ouro do Brasil geraram imobilismo no país, ao impacto dos Fundos Europeus.
Se a liberdade que Abril nos trouxe necessitou da sua consolidação que só o 25 de novembro pôde garantir, o processo da integração europeia foi – tem sido – mais moroso, progressivo e exigente, mas nem por isso pouco promissor.
Procuraremos contribuir, na senda de Eduardo Lourenço, para o “projeto novo de problematizar a relação de cada consciência individual com a realidade específica e autónoma que é a Pátria”, respondendo à pergunta sobre o que é Portugal.