Viver o Natal no Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande

Ao terminar este tempo de festividades, partilhamos as vivências e as celebrações de Natal dos nossos utentes e suas famílias, no nosso Centro Paroquial.

O mês de dezembro é dos meses mais intensos em termos festivos, na nossa instituição; a celebração do Natal envolve miúdos e graúdos, funcionárias e voluntárias, familiares e amigos. Não se trata de grandes festas com fartos banquetes e enfeites luminosos e exuberantes. No Centro Paroquial a festa é das pessoas, feita com pessoas e para as pessoas, e o que mais importa não são os arranjos, enfeites ou luzes exuberantes mas as pessoas que são, ou devem ser, os mais sinceros dos ‘presentes’.

Foi com este mote que, no dia 2 de Dezembro, reunimos no Salão do Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande cerca de 120 pessoas, entre utentes e seus familiares, funcionárias e voluntárias, para, juntos, festejarmos o Natal! A tarde começou com um almoço partilhado, a que se seguiu o momento em que os nossos idosos quiseram presentear os seus familiares e amigos com pequenas representações, ensaiadas pelas nossas animadoras e fisioterapeuta. Depois houve ainda tempo para o convívio entre os utentes, familiares e funcionárias da instituição.

No dia 14 de Dezembro a Direcção do Centro Paroquial, convidou as funcionárias e voluntárias para a Ceia de Natal. Antes da confraternização à mesa, todos foram convidados para uma pequena oração na Capela da Aldeia de São José. A oração teve por base a mensagem de Natal escrita pelo P. Domingos Monteiro da Costa, que tinha por título – NATAL É DEUS CONNOSCO. De facto quem trabalha nesta instituição, pode encontrar facilmente este Deus connosco, naqueles que diariamente acolhemos e servimos – crianças e idosos.

Depois do breve momento de reflexão, seguiu-se o jantar, que, como sempre, decorreu num ambiente muito tranquilo e familiar.

No sábado dia 19 de Dezembro, a festa foi dos mais novos! Como já é tradição, as crianças da CRECHE, JARDIM DE INFÂNCIA e ATL, convidaram os seus familiares para uma tarde de convívio, em que eles foram os verdadeiros protagonistas, ao apresentarem em palco, as dramatizações e canções, que com pequenos momentos de inocentes improvisações que só as crianças sabem fazer, fizeram as delícias das cerca de 150 pessoas que quiseram festejar o Natal com as nossas crianças.

De enaltecer também o trabalho dos educadoras e auxiliares, que, para alem do embelezamento do salão, são também as responsáveis pelas peças que as crianças apresentam nas nossas festas!

Depois de terminada a festa das crianças, iniciamos a preparação do espaço para a festa com os familiares dos Habitantes da Aldeia de São José, que foi no domingo dia 20 de Dezembro. Foi um almoço convívio com mais de 300 pessoas. A exemplo da festa de Natal dos utentes do Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande, depois do almoço, a tarde foi de festa e entretenimento: para alem dos poemas, dramatizações e danças apresentadas pelos nossos idosos, associaram-se à nossa festa as atletas da classe de ginástica rítmica do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e o Grupo de Cantares dos Montes de Alvor.

Mas os festejos de Natal não ficaram pelos almoços e festas. Na passada sexta-feira – dia 4 de Janeiro – os idosos da Aldeia de São José brindaram-nos com os tradicionais Cantares dos Reis. na segunda feira – dia 7 de Janeiro – de manhã, foram as crianças do Jardim Infantil que com alguns idosos andaram pelas casinhas da Aldeia de São José a desejarem um bom ano aos “avozinhos” e funcionárias. À tarde foram os idosos do Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande que foram agraciados com os Cantares dos Reis, cantados pelos habitantes da Aldeia de São José.

De facto é fácil ter Deus connosco, se compreendermos o mandamento do Amor… se nos convencermos de que o melhor presente é a nossa presença, a nossa atenção e dedicação.

Votos de um Bom Ano!

10 de Janeiro de 2019

– Humberto Martins –