Quem somos

O Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), erecta canonicamente, registada na Segurança Social em 1980. Desde a sua origem, este Centro Paroquial, tem como princípio e fundamento o apoio aos mais pobres e carenciados.

A visão, espiritualidade e sensibilidade Inaciana do Padre Domingos de Jesus Monteiro da Costa, SJ, director do Centro Paroquial, fizeram desta freguesia, uma referência no que respeita ao serviço social e sobretudo, no apoio aos mais carenciados.

Actualmente a instituição presta apoio a cerca de 150 idosos, 150 crianças e respectivas famílias.

História

O Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande surge com a chegada do Padre Domingos de Jesus Monteiro da Costa à Mexilhoeira Grande. Inconformado com o estado de degradação em que se encontrava a igreja – tanto o edifício como a comunidade cristã – desde logo se apercebeu que a comunidade estava moribunda, assim como a própria freguesia. Por se tratar de uma zona predominantemente rural, parecia parada no tempo e à deriva.

Os sítios mais interiores da freguesia, apesar de alguns com um considerável aglomerado populacional, estavam privados de estradas, luz eléctrica, rede de água e esgotos, telefone e até escola.

A nível social, o pároco apercebeu-se de que, quer as crianças, quer os idosos estavam como que abandonados. Os mais novos, desde cedo, eram deixados à sua própria responsabilidade em casa ou na rua, enquanto os pais iam trabalhar. Os idosos envelheciam sozinhos, muitos deles com medo… ao ponto de se suicidarem, sendo este o modo de “fugir” à solidão, ao abandono da família e à necessidade de um dia ficarem dependentes de outros.

É neste contexto que surge o Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, procurando dar respostas aos problemas cívicos e sociais desta freguesia. Com um envolvimento muito activo desde sempre na área social, e com o rigor, empenho e tenacidade que recebeu na Companhia de Jesus, o Padre Domingos de Jesus Monteiro da Costa acolheu estas terras da Mexilhoeira Grande como a sua terra de missão, colocando na prática os ensinamentos de Santo Inácio de Loiola, fundador dos Jesuítas.

O inconformismo do Pároco levou-o a procurar apoios além-fronteiras, para responder às questões mais urgentes. “Despertou” os poderes locais para a edificação de escolas nos locais mais isolados da freguesia, e construção do Centro de Saúde na sede da freguesia. E, enquanto Pároco, desenvolveu a obra social, que consta de: o Jardim Infantil (creche, Jardim de Infância e CATL) o Lar de Idosos da Mexilhoeira Grande (ERPI), e a Aldeia de São José de Alcalar (ERPI).

Passadas quatro décadas, o Centro Paroquial presta apoio diário a cerca de 300 famílias, através do Jardim Infantil que acolhe 50 crianças na creche, 60 no Jardim de Infância e 30 no Centro de Actividades de Tempos Livres; e através do Lar, que acolhe 24 Idosos; da Aldeia de S. José, que acolhe 115; do Centro de Dia, que acolhe 4; e presta serviço domiciliário a 10.

Corpos sociais

Direção:

Presidente: P. Domingos de Jesus Monteiro da Costa sj
Vice-presidente: Paulo Dinis Cavacas Pedrosa
Tesoureiro: Nuno Filipe Pacheco Francisco
Secretário: Rita Alexandra Gonçalves Lourenço Sobral
Vogal: P. Francisco Ferreira de Campos sj

Conselho Fiscal:

Presidente: Elvino Ventura Bento
Secretário: Filipe Duarte Lourenço Esteves
Vogal: Maria Manuela Duarte Nunes