Comunicado CAIC

Após o encerramento do Colégio, a Direção Nacional dos Campinácios, reuniu-se em Cernache, para ponderar e decidir o envolvimento futuro dos antigos alunos do CAIC com o Movimento.

Queridos antigos alunos do CAIC e respetivas famílias,

Após o encerramento do Colégio, a Direção Nacional dos Campinácios, juntamente com representantes dos animadores dos Colégios, reuniu-se em Cernache, durante um fim de semana, para ponderar e decidir o envolvimento futuro dos antigos alunos do CAIC com o Movimento.

Desse discernimento resultou uma decisão bastante complicada para todos, mas que nos pareceu, e continua a parecer, a mais acertada tendo em conta a experiência educativa de inspiração Inaciana que se vivencia nos Colégios da Companhia de Jesus.

Os Campinácios, desde a sua génese, são parte integrante da pastoral dos Colégios da Companhia de Jesus, uma vez que os acampamentos de verão se destinam unicamente aos seus alunos. Foram sonhados com o intuito de permitir que os alunos experienciassem o projeto educativo dos Colégios de forma diferente.

Este Movimento complementa a formação humana e espiritual que os alunos recebem nos Colégios, mas sem este enquadramento a sua missão não é totalmente cumprida nem continuada.

Desta forma, após muita ponderação e conscientes do impacto dos Campinácios na comunidade, entendeu-se que não sendo atualmente alunos dos Colégios não devem fazer mais campos de verão do Movimento.

Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos participantes do CAIC e suas famílias que fazem parte da nossa história e que nos ajudaram a crescer para melhor amar e servir. Estamos certos que isto não tem de significar o fim da vossa formação humana e cristã, uma vez que a Companhia de Jesus oferece, por meio das suas diferentes Obras, várias oportunidades para o aprofundamento do modo de vida Inaciano.

 

Cumprimentos,

A Direção Nacional dos Campinácios