O Senhor está para vir, a cada dia!

"Sempre que começamos algo importante, é bom começarmos com ânimo e concentração. Por isso, a Igreja propõe-nos que entremos no novo ano através do Advento, o tempo que nos orienta para a vinda (ad-venire) do Senhor."

A festa de Cristo Rei marca o fim do ano para os católicos. É verdade, acabámos de celebrar a nossa passagem de ano! E sempre que começamos algo importante, é bom começarmos com ânimo e concentração, porque o cansaço e a saturação não tardam em aparecer… Por isso, a Igreja propõe-nos que entremos no novo ano através do Advento, o tempo que nos orienta para a vinda (ad-venire) do Senhor.

Ora, quem melhor do que nós Campinácios para dar ânimo a este arranque?

Como sabemos, o mês que antecede o Natal é um mês cheio. Cheio de desejos e de memórias, de sentimentos e  de afazeres. Desde as festa e jantares de faculdade ou de trabalho; as publicidades, os shoppings e as correrias de compras; sem esquecer as músicas, os doces e os enfeites de Natal. Tudo isto nos invade repentinamente no final de Novembro e só para na passagem do ano (civil). Por isso, às vezes é difícil não saltar por cima do Advento e chegamos ao Natal sem ter preparado o coração. Enfartados, mas vazios ao mesmo tempo…

Este ano seria bom chegares ao presépio [se em tua casa não há o hábito de montar um presépio, podes tentar fazer tu mesmo o teu, reservando a figura de Jesus para o dia 25] com o coração transformado, ainda que seja só um bocadinho. Mas como é que isso se faz?

1. ATENÇÃO ESPIRITUAL: O Senhor vem! O Senhor está para vir, a cada dia! 

Aproveitando para estar particularmente atento à maneira como Deus se vai deixando encontrar: num tempo de silêncio, numa conversa com um amigo, num imprevisto, numa alegria inesperada…

Exercício: Exame de consciência – porque as ferramentas mais simples e mais usadas, são as mais potentes.

Se não tens usado tanto a oração do exame, tem a coragem de retomá-lo para agradecer um momento especial do dia e para pedir perdão por algo que fizeste que te tirou a paz. Se o exame já faz parte da tua vida de oração, aproveita o Advento para reforçá-lo e redescobri-lo com criatividade.

2. CAMINHO: Sagrada família, reis, pastores e anjos, vão todos a caminho do presépio!

Não podemos ficar de fora, pois vai tudo para Belém! Mas o caminho exige leveza, por isso só podemos levar o essencial…  E se numa mochila de campo cabem muitas coisas (demasiadas), nos nossos armários cabem muitas mais!

Exercício: Esmola – que a vontade de ser generoso neste período não fique reservada à família e às prendas que vamos trocar.

Podemos tentar, em família, procurar algo de que não precisamos (roupa em bom estado, talvez até dinheiro, livros, etc.) e ir entregar a uma instituição de caridade. Ou então, pode ser um mês em que te empenhas mais intensamente nalgum voluntariado que costumas fazer. Só tu conheces o desafio concreto à generosidade que Deus te lança neste Advento.

3. CONVERSÃO: O Reino de Deus está próximo, converte-te e acredita!

Depois de prestar atenção a Deus e de ser generoso com os outros, devo estar mais preparado para tentar mudar de vida. A conversão é uma mudança de direcção nalguma dimensão da nossa vida(por vezes, subtil, outras vezes, brusca), é dirigir-se de novo para o Senhor.

Exercício: Confissão – preparar um boa confissão antes do Natal pode-nos ajudar a chegar ao presépio em paz. Seria pena chegarmos ao Natal em paz com Jesus, com Nossa Senhora e com S. José… em paz com todos os que se dirigem a Belém, excepto connosco próprios.

Pode não apetecer, podemos não saber bem o que havemos de dizer, mas há sempre ruídos, sujidades, ou vazios que nos incomodam em nós, e que podemos confessar ao Senhor. Aproveita o fruto da oração do exame que fizeste ao longo do mês para confessares as graças recebidas. Mas também te podes concentrar nalguma dificuldade que se foi repetindo e fazer dela um ponto de esforço a praticar no próximo ano.

Vasco Teixeira sj