Contra os caloiros: praxar, praxar!
É essencial que haja a largueza necessária para treinar a liberdade, mas perde-se muito quando este treino deforma o essencial da vida: a bondade, a verdade, as relações, a beleza.
É essencial que haja a largueza necessária para treinar a liberdade, mas perde-se muito quando este treino deforma o essencial da vida: a bondade, a verdade, as relações, a beleza.
Como afirma o Papa Francisco: “A política é a forma mais alta, maior, da caridade. O amor é político, isto é, social, para todos”.
Para os cristãos, a justiça social é uma dimensão que decorre da fé em Jesus Cristo, porquanto Ele veio oferecer aos filhos dos homens a dignidade de filhos de Deus, e de irmãos entre si.
É um exercício saudável analisar o mapa genético das correntes de pensamento e ação que, por analogia, também têm genótipo, fenótipo, mutações, genes recessivos e dominantes.
Não é possível fazer “todo o bem do mundo”, nem ir ao encontro de todas as vítimas, mas existe certamente um bem ao meu alcance, o próximo de quem posso cuidar. A constância nesses gestos é o caminho de um futuro ressuscitado por Deus.
Decorrem este domingo na Sé Nova de Coimbra, às 15h30, os votos de três noviços jesuítas.
No dia em que quatro noviços professam os seus primeiros votos na Companhia de Jesus, um texto que analisa e reflete sobre a consagração religiosa e os votos de pobreza, castidade e obediência.
Na reportagem sobre as Monjas de Belém transmitida pela RTP encontramos um pai legitimamente preocupado com a sua filha expondo a sua questão a dois jornalistas desejosos de fazer de um problema de família um caso de polícia.
Como podemos buscar, no que está escrito, uma inspiração espiritual que traga sentido novo – e relevante – à vida quotidiana? No domingo da Palavra de Deus, um texto para ajudar a ler a Bíblia.
Não buscamos uma verdade “jornalística” mas sim o desvelar de algo que aconteceu na história humana e nos torna mais autênticos.