Eugénia Quaresma
Tem dois irmãos, é filha de pais com origem em S. Tomé e Príncipe, ambos os pais têm nacionalidade portuguesa.
Em 2001, iniciou funções na Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), secretariado executivo da actual Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, como coordenadora do Serviço Psicossocial. Em 2007, passa a diretora adjunta da OCPM, e em novembro de 2014 a Conferência Episcopal nomeia-a diretora do Secretariado Nacional da Mobilidade Humana, organização que coordena o trabalho da Igreja a nível das migrações, turismo, ciganos e apostolado do mar e diretora nacional da Obra Católica Portuguesa de Migrações, que se dedica a acompanhar e estudar o fenómeno migratório a partir da emigração, imigração, refugiados, e vítimas de tráfico.
Entre 2010/2014 participa na Academia Ubuntu, um projeto de educação não formal, destinada a descendentes de imigrantes africanos e/ou jovens de contextos vulneráveis, assente no conceito de liderança servidora, à luz de modelos inspiradores, verdadeiros referenciais para a humanidade. http://academiaubuntu.org/
Entre 2014/2017 - através de uma parceria entre a OCPM e o IPAV (Instituto Padre António Vieira) foi formadora no projeto Vidas Ubuntu - http://www.vidasubuntu.pt/.
2018 – Integra a equipa Ubuntu Week S. Tomé e foi formadora no Módulo Vidas Ubuntu na Pós graduação Ubuntu para educadores.