Memória do P. José Afonso Camacho Rodrigues Marques Pinto, sj

Faleceu no passado dia 21 de abril o P. José Afonso Marques Pinto.

Faleceu no passado dia 21 de abril o P. José Afonso Marques Pinto. Residida na enfermaria do Centro Inaciano do Lumiar e estava infetado com Covid-19. Sempre bem-disposto e participativo, o P. José Afonso deixa saudades em todos nós. Antigo missionário em Moçambique, era um homem de grande fé e de dedicação ao serviço do Reino.

Natural de Lisboa, entrou na Companhia de Jesus no dia 14 de novembro de 1956, em Soutelo, Braga, depois de frequentar o Instituto Superior Técnico onde se formou em Engenharia Civil. Foi ordenado Sacerdote no dia 03 de julho de 1966, em Lisboa, no Colégio de S. João de Brito, exercendo depois a missão de Capelão Militar em Moçambique de 1968 a 1970. Em 1971 esteve na missão do Chiritze como diretor espiritual dos alunos, professor e visitava as comunidades cristãs da missão. Em 1973 foi nomeado pároco da Paróquia da vila do Furancungo. Em 1974 mudou para a cidade da Beira onde foi vigário cooperador na Paróquia de Matacuane. Em 1975 regressou a Portugal para missões várias em paróquias, voltando para Moçambique em 1997 como pároco das Paróquias de Vila Ulóngue e da Mpenha. Foi superior da comunidade de Ulóngue e coordenador do Centro de Formação e Promoção da vila. Em 2002 foi para a Beira colaborar na Paróquia de Matacuane. Em 2004 foi nomeado pároco da Paróquia de Msaladzi e residia na missão da Fonte Boa. Estava nesta residência da missão quando foram assaltados e assassinados um Padre e uma Leiga para o Desenvolvimento, no dia 06 de novembro de 2006. Em 2009 regressou definitivamente a Portugal para novos trabalhos pastorais. Debilitado na saúde foi, em 2019, para a enfermaria do Colégio de S. João de Brito.

O Secretariado das Missões recorda com saudade este sacerdote cheio de zelo apostólico e sempre disponível para o ministério sacerdotal, que irradiava simplicidade e boa disposição.