Apesar do covid-19, Feliz Natal – 20 !
Este ano, os chineses mandaram-nos esta «árvore do Natal», para este Natal estranhamente especial.
O Menino nasceu confinado, num curral. E agora vêm-nos esses chineses e expulsam-nos a família da casa da convivência, e confinam-lhe os membros, cada qual na sua.
Mas nós havemos de arranjar maneira de, mesmo assim, nos sentirmos todos em família, na mesma fé e no mesmo amor. Sabemos de outras maneiras de conviver!
Apesar do covid-19, Feliz Natal Missionário – 20 !
Lá em Moçambique, na minha paróquia de Matacuane, na Beira, os jovens com os adolescentes, todos os anos, na Vigília natalícia, nos representavam um delicioso auto do Natal, que eles mesmos compunham.
Uma das boas cenas era quando os pastorinhos iam ao presépio oferecer as suas prendas ao Menino. Uma vez, apareceu lá um miudinho a oferecer-lhe uma pistola (de plástico!). Todos nos fixámos naquela prenda tão contrária àquele nosso canto «e na terra paz aos homens». Mas o miudinho disse assim: «ó meu Menino Jesus, tu vieste ao mundo, mas o mundo tem guerra demais. Ofereço-te esta pistola, para tu acabares com as guerras todas».
Este ano, imagino, virá um, com um saquinho na mão, e toda a gente o fixará, curiosos. E ele vai oferecer assim: « Ó meu Menino Jesus! Fizeste bem em nascer neste curral, aqui bem confinadinho, longe da cidade! O pior é quando vieres habitar entre nós! Cuidado, que ainda te vamos deixar infetado! Aqui te trago este saquinho misterioso. Cá dentro vais encontrar uns pozinhos mágicos. E com eles, vais destruir esse covid, por todo o lado, desde a China até aqui.
P. Manuel Ferreira, sj