Conversas Temperadas

Um tema da atualidade, às vezes polémico, tratado com serenidade nos diretos do Ponto SJ no Instagram

Será que eles se entendem?

Uma conversa sobre a diferença e a unidade na Igreja entre o Diretor do Gabinete de Imprensa do opus Dei, Pedro Gil e o P. josé Maria Brito, sj – Diretor do Gabinete de Comunicação dos Jesuítas em Portugal.

É possível conversar sobre o racismo?

O debate tem levado ao extremar de posições. Porque é que é tão difícil falar sobre este tema? Sempre que este tema se discute no nosso país há quem se apresse a dizer “em Portugal não há racismo. Não haverá algum desfoque nesta visão da realidade?
Estas e outras questões numa conversa serena e profunda sobre um tema difícil.

Que prioridades para a Igreja?

Numa semana em que se conheceu um novo representante da Igreja Católica em Portugal, uma conversa com um analista da realidade eclesial para nos ajudar a perceber quais as prioridades da Igreja para os próximos tempos. O Ponto SJ à conversa com Octávio Carmo.

Faz sentido legalizar a prostituição?

Uma conversa com a Irmã Martinha Silva sobre a prostituição em Portugal e sobre a petição que pede a sua legalização. Uma ajuda para compreender este fenómeno e o trabalho desenvolvido pelo projeto Ergue-te, das Irmãs Adoradoras.

Como se faz um padre jesuíta?

Nesta conversa temperada, percorremos as etapas de formação de um jesuíta e refletimos sobre o caminho que um jovem faz desde que entra na Companhia de Jesus até ser ordenado padre. O nosso convidado é o P. João Manuel Silva, sj.

Como é estar na linha da frente da luta contra a covid-19?

Em tempo de pandemia, fomos conversar com uma médica de família sobre como é estar na linha da frente da luta contra a covid-19. Mafalda Lemos Caldas é médica de família no Centro de Saúde da freguesia que mais casos covid tem. Partilha com o Ponto SJ estes tempos de grande exigência pessoal e profissional.

O que está a causar o terror em Cabo Delgado?

A situação de terror que se está a viver em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, é descrita nesta conversa pelo Paulo Aido, jornalista da Fundação AIS, que explica também o que está em causa nesta região. A conversa é com Rita Carvalho.

O que Santo Inácio tem a ver comigo?

Na véspera da comemoração do dia de Santo Inácio, conversamos com Ana Rita Bessa sobre o fundador da Companhia de Jesus. Nesta conversa, a deputada do CDS dá o testemunho da forma como Santo Inácio e a espiritualidade inaciana têm moldado a sua vida.