«Efatá» «Abre-te»”.

Jesus simplesmente nos pede que nos abramos à palavra, ao gesto, à acção salvadora de Deus. Ele tem a iniciativa e fica à espera da nossa disponibilidade, do nosso abrir-se à Sua acção.

Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Efatá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mc. 7, 32-36

“Abre-te”. A Palavra libertadora de Jesus. Forte, imperativa, é a resposta de Jesus a tudo aquilo que nos convida a fecharmo-nos, a não viver como Deus quer. Abrir-se, relacionar-se, não viver à defesa, é o caminho cristão. Jesus é fiel ao envio do Pai. Desde o primeiro momento até ao último, vem para nos libertar. Vem para nos ensinar a viver como filhos e não como escravos.