Quaresma

“A caridade alegra-se ao ver o outro crescer; e de igual modo sofre quando o encontra na angústia: sozinho, doente, sem abrigo, desprezado, necessitado... A caridade é o impulso do coração que nos faz sair de nós mesmos gerando o vínculo da partilha e da comunhão”. in Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2021

Caríssimos amigos,
Fazemos votos que todos se encontrem bem e cheios de Esperança.

“A caridade alegra-se ao ver o outro crescer; e de igual modo sofre quando o encontra na angústia: sozinho, doente, sem abrigo, desprezado, necessitado… A caridade é o impulso do coração que nos faz sair de nós mesmos gerando o vínculo da partilha e da comunhão”.
in Papa Francisco, Mensagem para a Quaresma 2021

Estamos às portas da Quaresma. É o tempo antes da Páscoa. Começa em quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira santa, pela tarde, antes da missa vespertina da Ceia do Senhor. Por vezes, somos tentados a pensar que se trata de uma mera repetição. Ano após ano, voltamos ali. Trazemos-vos, hoje, o convite a viver esta Quaresma, como um tempo especial de transformação de vida. O apelo, que escutamos, vem de sempre: vira-te para Deus e acolhe a Sua palavra. Ponhamo-nos à escuta, hoje, abrindo-nos à novidade de Deus, que tem sempre a capacidade de nos surpreender.
Três notas inspiram o nosso caminhar, para a Páscoa, e acompanham-nos o tempo todo: a oração, a esmola e o jejum.

Três notas inspiram o nosso caminhar, para a Páscoa, e acompanham-nos o tempo todo: a oração, a esmola e o jejum.

Oração: Deus nunca deixa de nos dirigir a Sua palavra, de tentar dialogar connosco. Acenda uma vela, leia o Evangelho e deixe-se tocar pelo que leu, perguntando-se: o que é que esta palavra tem a ver com a minha vida? A que me convida?

Esmola: Vivem-se tempos difíceis, especialmente, para os mais pobres. Bem perto de nós, na nossa cidade, há pessoas necessitadas da nossa partilha. Na ida ao supermercado, procure a generosidade, a grandeza de coração, de comprar, também, a pensar doar alimentos para os mais pobres.

Jejum: Pensar em mim, perguntando-me que coisas supérfluas carregam o meu coração e me tiram a alegria de viver? Que coisas me sinto convidado a deixar, para viver de uma forma mais leve e alegre, em comunhão com os outros?

Dentro das possibilidades de cada um, procuremos encontrar um tempo para Deus, um tempo para os outros, em especial os mais pobres, e um tempo para nós.
Para ajudar a este encontro com o Senhor, enviaremos, em cada sábado, os Evangelhos da semana.
Devido à pandemia, o espaço de culto da Paróquia de São Pedro está fechado, mas em cada casa, em cada família, é possível abrir uma igreja, onde o tempo favorável, o tempo de graça que é a Quaresma, é vivido mais especialmente.

Com a colaboração da Conferencia de São Vicente de Paulo, do Agrupamento 20 do Corpo Nacional de Escutas, da Catequese de São Pedro e de tanta gente de boa vontade, que aqui se encontra para alimentar a sua vida de Fé, a Paróquia de São Pedro vem convidar-vos a ter uma expressão de caridade, com os mais necessitados, da nossa cidade.

O Projecto Cidadania activa, ao qual aderimos desde a primeira hora, receberá o fruto da nossa esmola. Na nossa Paróquia, a partir de quarta de feira de cinzas (17 de Fevereiro) e até quinta-feira santa (1 de Abril), estaremos abertos à sua generosidade. Das 9h00 às 19h30, toque à campainha e entregue a sua dádiva, em alimentos.
Gratos, pelo vosso acolhimento a esta carta, desejamos a todos uma Santa Quaresma.
Estamos juntos, continuamos juntos.

P. Manuel Vaz Pato, sj
P. Rafael Morão, sj
P. Sérgio Diz Nunes, sj