“Seis dias antes da Páscoa…” | A catequese celebra a Festa de Ramos

Eis-nos chegados ao inicio da Semana Santa em que, com o domingo de Ramos, celebramos o grande acontecimento da nossa fé: a entrega amorosa de Jesus, a sua paixão, morte e ressurreição.


“Hossana nas alturas.
Bendito sejais, Senhor,
que vindes ao mundo trazer a misericórdia de Deus.”
(da missa de Ramos – antífona de entrada)

«Um grupo de homens aproximava-se da cidade de Jerusalém para preparar a Páscoa, a Festa da Passagem do povo judeu da escravidão do Egipto à Liberdade da Terra Prometida.
Toda a cidade veio para as portas receber Aquele que chegava. Uns já sabiam quem Ele é, outros tinham ouvido falar d’Ele, outros vieram arrastados pela multidão. Todos procuravam o mesmo, ainda que nem todos o soubessem: o Filho de Deus. Vinha montado num burrinho, de acordo com a profecia.
É recebido em glória por toda a cidade, com a multidão festejando, em grande agitação e excitação, dando graças a Deus. A imagem do burrinho que carrega Jesus à medida que a Sua hora se aproxima, a hora em que Ele dá a Sua vida por Amor, é símbolo de como Ele viveu.»

Jesus entra triunfante em Jerusalém!
Com este espírito, misto de alegria e momentos de silêncio, celebrámos em Comunidade este acontecimento da vida de Jesus, durante uma celebração especialmente dirigida à catequese.
Revivemos ainda numa encenação, tudo o que se passou a seguir a este gesto corajoso de Jesus: Anunciar a Verdade aos homens e não Se esconder, entregando-Se por amor à morte na Cruz.