Reuniões Baralhadas da Região do Porto

As Reuniões Baralhadas são uma imagem de marca na Região do Porto e todos os anos os grupos da nossa comunidade são chamados a juntarem-se e a partilhar, numa noite, a sua Fé e a sua vida.

As reuniões baralhadas são uma forma de viver e sentir a comunidade alargada, na intimidade da oração feita vida. No final de cada reunião os grupos sentem-se um só, sentem-se Igreja a caminho numa comunidade que estreita laços e identifica pontos comuns.

Este ano o desafio para as reuniões baralhadas foi uma reflexão sobre a nossa interioridade através da prática dos Exercícios Espirituais, sendo este por excelência o instrumento característico da nossa Espiritualidade, por isso todos foram convidados a discernir sobre o papel dos Exercícios na centralidade da sua vida, confrontando medos e resistências mas saboreando os frutos deste encontro com Deus, de uma forma tão despojada e frontal.

Deixem-se cativar por este desafio, pois este encontro em comunidade alargada só trará consolação e um desejo renovado para nos pormos a caminho ao encontro do Senhor Jesus.

Deixamos aqui alguns testemunhos, que nos animam e inspiram para um novo começo de ano.

“Esta reunião traduziu-se no encontro entre os “caloiros” Nicodemos e os “veteranos” do grupo da Clô, presidida pelo P. Carlos Carneiro sj, e orientada pelas inspiradas e inspiradoras Clara e Leonor!
Independentemente do caminho espiritual em que cada elemento se encontra, a riqueza das partilhas, demonstrou mais uma vez, a unidade na diversidade da Espiritualidade Inaciana, e como podemos todos aprender a crescer uns com os outros. É contagiante!
Na sala, pairou a magia de estarmos junto de Pessoas que não conhecemos, mas às quais nos sentimos fraternamente ligados pelo mesmo propósito: em tudo amar e servir Jesus.
São muito saborosos os frutos, de quem vive a rezar, e em discernimento constante.
Provem.”
Rosa e Francisca, elementos do Grupo Nicodemos

“A reunião baralhada do grupo Koinonia com os Santas(os) e Mártires permitiu partilhar sentimentos e moções profundas sobre a experiência que é viver a espiritualidade inaciana.
Os membros do grupo Koinonia “reconheceram-se” nos membros do grupo Santas(os) e Mártires, pois sentiram existir uma identificação com o percurso realizado há mais de 20 anos, como grupo e comunidade. Foi uma espécie de “auto-retrato” baralhado.
Este encontro ajudou-nos a sentir a comunidade e, sobretudo, a concluir que a participação nas atividades da CVX contribuem para o  crescimento na Fé, enquanto cristãos.”
António, Animador do Grupo Koinonia

Agradecemos desde já aos grupos que fizeram a sua baralhada e esperamos mais ecos e testemunhos.

Votos de boas férias e bom regresso para mais um ano de caminhada CVX.