Reunião CVX durante o período de contingência

Perante o cenário atual de emergência de saúde pública desencadeado pelo COVID-19, o que fazer com as nossas reuniões de grupo?

Perante o cenário atual de emergência de saúde pública desencadeado pelo COVID-19, há muitas incertezas sobre os próximos tempos. Existe, no entanto, uma certeza: devemos reduzir o contacto social ao mínimo indispensável. O que fazer com as nossas reuniões de grupo?

Partilho o que aconteceu com o meu grupo, o Sal da Terra. Na terça-feira passada, ainda a situação não tinha tomado as proporções atuais, colocou-se a possibilidade de adiar a reunião ou de os mais corajosos se reunirem presencialmente. Mas o bom senso imperou e decidimos fazer a reunião por Skype. Para alguns era novidade, para outros nem tanto, mas a verdade é que a reunião se realizou sem grandes percalços.

Para os que ainda não têm esta aplicação, o primeiro passo é fazer o download da app para telemóvel (Android ou iOS) ou para computador e efetuar o registo.

Depois, aconselha-se que seja criado um grupo. Na versão de computador, ir a “File”, “New Group” e adicionar as várias contas. À hora marcada, iniciar a chamada!

 

 

Ficam aqui algumas dicas sobre a utilização do Skype nas reuniões CVX:

  • Durante a reunião, esteja num local tranquilo onde haja uma boa conectividade à internet para evitar cortes no som, e de preferência WiFi para não ter surpresas com a conta dos dados móveis.
  • Utilizar uns auscultadores com microfone, sempre que possível (normalmente, vêm com o telemóvel). Assim, evita-se uma má recepção do som.
  • Após os momentos iniciais, e já durante as partilhas individuais, desligar o vídeo, porque não é necessário e pode distrair. Por este motivo, sugere-se que se siga uma ordem pré-definida para as partilhas.
  • Quando não estiver a falar, desativar o microfone na app (mute). Assim, evitam-se ruídos de fundo indesejados.
  • Se é hábito haver momentos de silêncio entre as partilhas e/ou a avaliação, convém definir previamente esse tempo: 1, 2 minutos, para não ficarmos na dúvida de se a chamada caiu.

 

Como muita coisa na vida, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Vão ver que depois desta confusão passar, vamos achar normal alguém estar ligado por Skype quando, por algum motivo, não for possível estar fisicamente na reunião.

Nota final: O Skype foi sugerido por ser bastante popular, mas há outras alternativas gratuitas. Pessoalmente, estou mais habituado ao Google Hangouts, apesar das funcionalidades serem praticamente idênticas. O Webex é outra boa opção gratuita. Recentemente, o Zoom tem-se tornado cada vez mais popular, mas a versão gratuita está limitada a 40 minutos. O Whatsapp tem um limite de 4 participantes. Haverá certamente muitas mais alternativas.

 

Daniel Freitas (Sal da Terra)