PREPARAÇÃO PARA O COMPROMISSO TEMPORÁRIO

Foi com muita alegria que a Equipa Regional acolheu dois grupos a caminho, no seu discernimento, para o Compromisso Temporário.

Querida Comunidade CVX Porto,

O Padre Mário Garcia, sj deu o mote a esta reflexão, com palavras sabedoras e que deram o verdadeiro significado do compromisso em Comunidade.  Partindo da etimologia a palavra formou-se do latim “com” significando junto, mais “pro” à frente, mais “mittere”, enviar, ou simplesmente como nos disse o Padre Mário: “Envio para a frente com outros” …, sublinhando a beleza do compromisso com Deus através da Comunidade CVX.

No final de cada intervenção do Padre Mário Garcia, os membros da nossa comunidade que já fizeram o seu Compromisso Temporário, partilharam com os presentes a sua vivência e as razões que cada um sentiu para se comprometer e sentir que é esta a sua vocação na igreja.

“A Equipa Regional da CVX Porto convidou todos os elementos da comunidade que estão a discernir realizar o compromisso temporário diante da CVX a marcarem presença numa reunião, no CREU.

Esta foi a oportunidade de percebermos um pouco melhor este caminho de discernimento, o valor do Compromisso que estamos a rezar e ouvirmos alguns testemunhos de pessoas que, tendo já realizado este passo na comunidade, partilharam connosco o seu percurso. Para cada um de nós, foi especialmente tocante este encontro de todos os que decidem, neste ano, fazer este caminho de discernimento na fé, inspirados pelo exemplo de Jesus e cheios de vontade de encontrar a nossa vocação na Igreja.
Rezem por nós, para que saibamos fazer este caminho com liberdade, iluminados pelo Espírito Santo, para cada vez mais sermos prontos e diligentes para cumprir o Sonho que Deus tem para nós.”
Grupo “Tudo ao molho e Fé em Deus”

“Um tempo para entrar mais profundamente na realidade do compromisso da CVX, que começou com o padre Mário Garcia a falar-nos da centralidade do compromisso na nossa vida, que é algo tão humano e que somos chamados a viver em tudo, especialmente nesta grande comunidade inaciana que é a CVX. Tivemos, depois, tempo para ouvir membros da comunidade falar da sua experiência de compromisso temporário e guardo, acima de tudo, o claro sentido de dar este passo, como algo simples e que faz parte do nosso caminho de CVX e de vida, algo que todos os que testemunharam souberam tão bem transmitir. Finalmente, fica a alegria, a tranquilidade e simplicidade de partilhar mais um momento em comunidade alargada, onde o sentido de partilhar vida uns com os outros se vive de forma tão próxima”. 
Francisco Rocha, Animador Grupo Reparadores da Santa Face

Deste encontro da comunidade CVX, guardo no coração algumas ideias concretas que o P. Mário partilhou acerca do “compromisso” e a partilha de vida dos três membros da comunidade que deram o testemunho do seu percurso até ao Compromisso Temporário, identificando-me muito com a naturalidade e simplicidade do caminho em CVX de cada um. Parece-me que o compromisso temporário não é mais do que o reconhecimento – diante de mim, de Deus e da Comunidade – do bem que a CVX faz na minha vida e o compromisso concreto em desejar mais continuar e aprofundar este caminho. Reconhecendo os frutos, sinto o desejo de fazer este compromisso temporário e levar até ao nosso pequeno grupo um bocadinho do que foi este encontro”.
Sofia Ribeiro, Grupo Reparadores da Santa Face

Agradecemos a todos os que estão a fazer este caminho de discernimento e que encontraremos na Eucaristia do nosso último Encontro Regional no dia 6 de julho e aos elementos do grupo Máfia, Leonor e Francisco Sottomayor, Benedita Chaves e Bernhard Gebhard, e ao Jorge Mayer do grupo Perdidos e Achados que passaram o testemunho aos que sentem esta necessidade de aprofundar a sua relação com Deus em CVX.

Estamos juntos.
Até breve.