Lisboa, 11 out 2019 (Ecclesia) – A Conferência Nacional do Apostolado de Leigos (CNAL), organismo da Igreja Católica, está a promover 50 dias de atividades que antecipam a ‘Praça Central’, encontro nacional de leigos católicos marcado para 23 de novembro, em Santarém.
“Praça Central é um evento surpreendente e inspirador. A quinta edição deste encontro vai decorrer em Santarém, no dia 23 de novembro, mas um vasto conjunto de atividades culturais feitas de caminhadas, debates, cinema e oração estão a ser propostas desde o dia 4 de outubro em nove localidades distintas da região centro do país”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela CNAL.
Esta conferência reúne os organismos, associações e movimentos de leigos de Portugal.
A ‘Praça Central’ tem como tema uma frase de Etty Hillesum (1914-1943), jovem judia holandesa deportada para Auschwitz, onde morreu, durante a II Guerra Mundial: “Prometo viver a vida, em pleno e até ao fim”.
O programa deste 5.º encontro nacional de leigos gira “em torno da santidade enquanto desígnio para todas as pessoas”, inspirando-se na exortação “Alegrai-vos e exultai”, do Papa Francisco.
“Na Praça Central os participantes vão ter oportunidade de ouvir experiências de quem faz da santidade um programa de vida, descobrir formas de presença da santidade no quotidiano e transformar o que recebemos para viver em vida plena”, refere a CNAL.
Até 16 de novembro, são propostos cinco momentos de oração e quatro atividades culturais, em nove localidades distintas do distrito de Santarém.
O encontro nacional decorre a 23 de novembro, concentrando os trabalhos no CNEMA (Centro Nacional de Exposições em Santarém), durante a manhã, seguindo-se, de tarde, um conjunto de cinco propostas de aprofundamento de temas gerais ou de oração pessoal e de propostas culturais.
A Praça Central termina com a Missa vespertina da solenidade de Cristo Rei, na Igreja de Santa Clara, e um concerto musical à noite.
A CNAL disponibiliza um endereço eletrónico para mais informações, em [email protected].