Peregrinação da CVX BR à Terra Santa

Ao aceitarmos o desafio de O descobrir no meio de nós, presente, vivo, fonte de paz, companheiro de alegrias, esperanças e angústias, assumimo-nos como peregrinos, à semelhança de Inácio, e essa foi a tónica da semana.

A Peregrinação da CVX BR à Terra Santa foi impulsionada pelo desejo de conhecer melhor Jesus, na Sua terra.

Ao aceitarmos o desafio de O descobrir no meio de nós, presente, vivo, fonte de paz, companheiro de alegrias, esperanças e angústias, assumimo-nos como peregrinos, à semelhança de Inácio, e essa foi a tónica da semana.

Na Basílica da Anunciação, confiamos a CVX a Nossa Senhora e rezamos pelos membros da CVX P e por todos aqueles que se confiam à nossa oração.

Os dias foram marcados por fortes tempos de oração, orientada pelo Padre Francisco Martins, sj, que nos conduzia a águas profundas onde nos encontrávamos com o Senhor. De realçar, também, o seu importante contributo para o crescimento intelectual do grupo, uma vez que foi fornecendo subsídios históricos e culturais que nos esclareciam e ajudavam a situar na história do povo de Deus.

A leitura orante dos textos bíblicos, a composição do lugar, o toque das pedras que também testemunharam a existência terrena de Jesus, junto ao mar da Galileia, em Cafarnaum, em Belém e em Jerusalém, abriram os nossos corações e deram-nos o dom das lágrimas, fruto da gratidão e de uma resposta de Fé e de entrega e confiança no Senhor.

Em Jerusalém, a ênfase foi colocada nos últimos momentos de Jesus com os seus discípulos. Foram tempos de silêncio, de contemplação da cidade e de comunhão com a Sua agonia e ressurreição.

Na Cidade Santa, fomos recebidos na casa dos jesuítas e participamos na Eucaristia festiva de S. Inácio de Loiola, com a comunidade e outras pessoas de todo o mundo. Recordando os passos da vida de Inácio, experimentamos sentimentos de alegria e gratidão pela sua vida.
A Peregrinação terminou em Emmaus-Nicopolis, onde nos sentimos discípulos de Emaús e pedimos a graça de testemunhar Jesus ressuscitado na nossa vida quotidiana, com criatividade, alegria e confiança.

Realizar esta Peregrinação em CVX, com outros cristãos que connosco fazem caminho, deu-nos uma percepção mais real de tudo que Jesus passou por nós e rasgou os nossos corações, abrindo-os a um Amor ainda mais profundo por Aquele que é o centro das nossas Vidas, Jesus Cristo.

Pela ESR BR,
Cidália Teixeira