Numa apresentação eloquente o Padre Mário demonstrou a centralidade que os EE têm na vivência em CVX, através de um exercício brilhante de:
Quem – Deus revela-se e o Homem compreende num esforço contínuo de O encontrar em todas as coisas;
O Quê – Para me vencer a mim mesmo e ordenar a minha vida sem me determinar por afeição alguma que seja desordenada (adaptado livro EE Santo Inácio n.º 21);
Onde – Aprender a situar Deus no concreto da minha vida;
Com que meios – Comigo comprometido com Deus Pai numa atitude de discernimento interior;
Porquê – Procurando as respostas para as perguntas da minha vida através de Deus;
Como – Sempre numa atitude de Santa indiferença, de acordo com a Vontade de Deus;
Quando – Dando tempo ao tempo num exercício de paciência e prudência na minha relação com o outro.
Mas ficam aqui os testemunhos inspiradores de quem esteve connosco! Obrigada a todos!
“Primeiro, o P. Mário Garcia SJ fez uma brilhante associação entre os Exercícios Espirituais e a vida em CVX, com o detalhe, rigor e vivacidade que lhe conhecemos. Depois, a Equipa Regional preparou um excelente conjunto de pistas que proporcionou partilhas muito dinâmicas e eficazes sobre o estado dos nossos grupos e da Comunidade no que respeita à prática de Exercícios Espirituais, primeiro em pequenos grupos e depois em plenário. No final, senti-me muito consolado e agradecido por pertencer à nossa Comunidade, e mais bem preparado para ser animador!” – Manuel Mota, Animador CREUntes
“Foi um ótimo momento de crescimento em Comunidade Local. Um tempo para ir beber “à própria fonte”, recordando as perguntas fundamentais dos EE “quem, o quê, como, com que meios, porquê, como e quando” e, mais importante do que isso, um momento de encontrar as respetivas respostas. O tempo de partilha entre os animadores foi fundamental para percebermos qual o “estado da nação” relativo a esta água viva.“- Paulo Cardoso, Animador Os Loucos Anos 20
“Os Exercícios Espirituais e a Comunidade de Vida Cristã. Quem? O quê? Onde? Com que meios? Porquê? Como? Quando? A retórica de um jesuíta como o Pe. Mário Garcia. Uma sala composta de animadores, guias e guiadores que desejam situar os seus grupos nesta relação indissociável: EE e CVX. Uma Equipa Regional empenhada em não deixar cair os documentos resultantes da última Assembleia Mundial.
Com a objectividade e o ritmo de quem não deseja o “muito saber”, mas o “saborear internamente”, partimos para uma reunião de partilha em pequenos grupos, segundo o método CVX. Os frutos desta partilha são sintetizados, partilhados num breve plenário e plasmados num breve texto que cada pequeno grupo entrega à Equipa Regional.
Resultam deste encontro, uma avaliação do desejo de os membros CVX se exercitarem, segundo o método de St.º Inácio, dos obstáculos a esta prática, da realidade observada nos nossos grupos. Resultam, também, propostas de, enquanto comunidade, apoiarmos a prática dos EE.
O apelo à santidade para a Igreja de hoje, expresso pelo Papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegrai-vos e Exultai” (porventura rezado pela maioria dos grupos desta região, durante o ano presente), atribui, como sabemos, uma importância central ao discernimento. Assim, é confirmador avaliar a prática do discernimento aqui e agora, na(s) nossa(s) comunidade(s). Situarmos-nos na nossa realidade, para partirmos para o “Mais”. Saímos deste encontro mais iluminados, neste desejo.
Obrigado Pe. Mário Garcia. Obrigado, Equipa Regional.” – Fernando Monteiro,Animador +XPTO