No dia 17 de novembro a Comunidade CVX Porto reuniu-se no Colégio do Sardão para um dia dedicado ao silêncio, oração e partilha.
Inspirados pela Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco, este Encontro da CVX teve como lema “Levanta-te e Anda!: És chamado à Santidade!”.
A proposta feita à comunidade começou com uma manhã dedicada à oração, orientada pelo nosso assistente Pe. Mario Garcia sj, um almoço partilhado em ambiente de fraterno convívio e boa disposição e uma tarde dedicada a conhecer alguns testemunhos de membros da nossa comunidade.
Os pontos de reflexão para a manhã de oração, não esqueceram o Dia Mundial dos Pobres e a necessidade de sentir que o pobre sou eu, espelho das minhas fraquezas e das minhas limitações e que a resposta é o outro, pois só o outro é capaz de me dizer o que eu de facto preciso. No final, a chave da salvação de Deus passa pela capacidade de libertação pela comunhão com o outro.
Ser pobre não significa mais do que estar liberto, despojado e “docilmente atento, para ouvir o clamor do pobre e socorrê-lo” (Evangelii Gaudium, 187).
E de facto e de alguma forma sentir-me pobre é fazer-me santo, pois a santidade espelha-se na humildade de cada dia e no contexto de cada um.
Como escreveu o Papa Francisco: “Gosto de ver a santidade no povo paciente de Deus: nos pais que criam os seus filhos com tanto amor, nos homens e mulheres que trabalham a fim de trazer o pão para casa, nos doentes, nas consagradas idosas que continuam a sorrir”. (Gaudete et Exsultate, 7).
E os testemunhos que ouvimos foram o espelho visível deste sentimento. A Maria João Themudo, o jovem casal Andreia e João Quintela e a Sofia Rodrigues, deram testemunho das suas vidas dedicadas à santidade, no voluntariado, na família e no trabalho. Muito obrigada pelas vossas palavras inspiradoras.
Saímos deste dia, com a certeza que a santidade não é mais do que o reflexo da presença de Deus no quotidiano e na rotina diária, de qualquer um de nós.