I Encontro Regional: Uma Pausa… Pela Terra

Este ano, a CVX região Porto irá promover os habituais encontro regionais, com o mote "Uma Pausa...". A cada encontro iremos rezar, falar de Jesus segundo um tema. Foi a grande estreia em modelo virtual e não podíamos sentir mais comunhão.

Como fazer um dia de oração totalmente online … foi este o desafio que se colocou à Equipa de Serviço, que prometeu no início do ano a toda a comunidade que realizaria todas as atividades, independentemente da forma. Foi uma promessa e um  compromisso com a nossa comunidade e visto que a pandemia começava a dar sinais de alerta, fomos prudentes e começamos a pensar de que forma poderíamos ter um dia de oração em formato virtual.

Começamos a pensar e foi Deus que nos inspirou e ajudou no que foi uma experiência maravilhosa e única, dando um sentido de corpo e união mesmo que cada um dos participantes estivesse em casa em frente ao seu computador. Com o mote “Uma pausa pela Terra … “ a proposta foi rezar através do coração, da escuta e do olhar … procurando a essência de Deus nos pequenos detalhes que passam despercebidos, mas que estão sempre perto de nós. A proposta foi arrojada mas todos os convidados a participar responderam de imediato que SIM, sendo inspiradores na forma como deram a todos os participantes as pistas para rezarem ao longo do dia.
A manhã começou com a proposta do nosso querido assistente regional, Padre Mário Garcia sj para rezarmos com o CORAÇÃO. Entramos em oração através dos textos belíssimos de Daniel Faria, Adélia Prado e Manuel de Barros, com a certeza de que a palavra nos pode facilmente conduzir à oração… E que inspirador foi saborear Adélia Prado com o Poema “Graça” de “O coração disparado” (1978) …

“O mundo é um jardim. Uma luz banha o mundo.
A limpeza do ar, os verdes depois das chuvas,
os campos vestindo a relva como o carneiro a sua lã.
(…)
E a mulher feia? E o homem crasso?
Em vão. Estão todos nimbados como eu.
A lata vazia, o estrume, o leproso no seu cavalo
estão resplandecentes. Nas nuvens tem um rei, um reino,
um bobo com seus berloques, um príncipe. Eu passeio nelas,
é sólido. O que não vejo, existindo mais que a carne.
Esta tarde inesquecível Deus me deu. Limpou meus olhos e vi:
como o céu, o mundo verdadeiro é pastoril.”

Depois de um tempo para saborear e rezar a palavra, chegava a hora do próximo encontro! E que magnífico foi ouvir as músicas e o silêncio das propostas do Luís Norberto.

Era hora de rezar com através da ESCUTA.
“Estar na música, é estar atento aos diversos contrastes. Ao som e ao silêncio, à regularidade ou falta dela, aos múltiplos timbres e cores instrumentais, à densidade ou simplicidade das texturas, às diferentes alturas, e aos diversos níveis de intensidade. Desejando estar aberto ao outro, a diferentes linguagens, direções e à eterna dança da tensão entre a agitação e o repouso.

Sim também nos sons ou na sua ausência, na composição mais ou menos melodiosa encontramos Deus e o seu toque de magia.

Depois de uma pausa para almoço e inda sentir o ressoar de Deus dentro de Deus, chegava mais uma proposta arrojada e estimulante. Fomos chamados a Rezar com o OLHAR da Inês Ferreira, com fotografias maravilhosas e que nos desafio a desenhar o que sentimos ao olhar para fora de nós, com um olhar atento ao que nos rodeia através da janela de cada casa.
Como nos disse a Inês no seu desafio inspirador: “O olhar pode ser um “anzol” que nos liga ao real e nos conduz, passo a passo, para encontrar Deus nas coisas simples que nos envolvem. Aprender a olhar para longe para perspetivar o perto … a vida … com sabedoria e discernimento. Este olhar que permite o Encontro com a força de Deus que nos ajuda na nossa pequenez …”

Era um dia de oração que terminava, com a celebração da Palavra com o Padre Mário, onde agradecemos tudo o que temos … que no final da jornada não é nosso … num exercício de vida em que podemos aprender a viver com menos, colocando o que tenho ao serviço de quem precisa.

Obrigada, Padre Mário pelas palavras feitas oração!
Obrigada, Luís pela escuta do som e do silêncio!
Obrigada, Inês pelo olhar desprendido e abrangente!
Obrigada aos que estiveram connosco neste dia tão especial!