A manhã iniciou-se com os pontos dados pelo Assistente Regional, P. Mário Garcia. O texto base era constituído pelos pontos 223, 225 e 226 da Encíclica Laudato Si e, para apoio, tivemos excertos do “Livro da Sabedoria” e de “A Ravina” de Tchekhov.
Seguiu-se uma muito breve passagem pelo bar para tomar um café. Depois, mais vigilantes e despertos, entrámos na hora de oração a fazer no espaço livremente escolhido por cada um.
Às 12.30h, concentrámo-nos, de novo, na sala inicial e cada um partilhou de forma sintética o que a oração provocou em si. O P. Mário, alargou depois o nosso horizonte e responsabilidade cristã a textos muito recentes da Igreja, fechando este período da manhã com o convite à leitura – em casa – de textos do Papa Francisco (discurso de encerramento do Sínodo da Amazónia a 26 de Out, homilia de 27 Out e texto para o Dia mundial da pobreza.
O almoço foi um tempo de boas conversas entre os presentes. Connosco estiveram cinco crianças, a mais nova das quais um bebé de 3 meses. É uma alegria poder coexistir com crianças no lugar em que procuramos Deus!
Depois do almoço e antes da Eucaristia, tivemos a oportunidade de ouvir a Isabel Cabral (aqui e ali, apoiada pelo marido) que nos fez uma exposição muito útil sobre questões ligadas ao ambiente. Trabalhando na Lipor, trouxe-nos boa informação. Referiu: as hortas biológicas; o programa Porta a Porta, na Maia; a sensibilização nas escolas e a Geração Mais; projectos de prevenção em curso; a indústria alimentar e a Dose Certa e o Embrulha, bem como as refeições encadeadas. Foi particularmente pedagoga no modo como nos orientou: trouxe amostras do material tratado a partir de cada tipo de resíduo; e, em seguida, mostrou diversos objectos construídos a partir desses resíduos. Valeu a pena assistir a esta intervenção. Acho que a competência e a abordagem pedagógica e prática nos levaram a perceber de forma concreta como é útil tratar a separação com cuidado.
A Eucaristia com que encerrámos este dia foi nesse sentido uma bênção, pois o P. Mário integrou na celebração “como ajudantes suas” as duas crianças que permaneceram até ao fim. A mais velha muito discreta e a mais nova muito vivaça, ambas se sentiram a participar a seu modo nessa Eucaristia. A certa altura, tive mesmo pena de não fotografar um instante inesquecível. E não fotografaria, porque iria fazer evaporar-se esse momento de verdade, visível por alguns segundos no rosto de uma criança. É que na pequenina que tinha, se não me engano, apenas quatro anos, de súbito emergiu um ar sério e compenetrado como que dando testemunho da presença surpreendente de Deus naquele coração tão pequenito! Eu, pelo menos, fui tocada por este instante!
Começar com o “Laudato Si” e terminar com esta bonita lição, para agir com consciência no mundo de hoje, foi uma boa opção que a Equipa Regional fez.
Estão mais uma vez de parabéns! Obrigada.”
Margarida Mendonça, Animadora do Grupo Excepcionalmente
“O Padre Mário convidou-nos este fim de semana a contemplar a criação. De olhos postos em Jesus Cristo, imagem transformadora, deixei-me interpelar pelo Seu estilo de vida. Este, levou-me a ter uma atitude para com o outro mais atenta e serena. Escutando e descobrindo o outro. Achei pertinente visto andarmos numa sociedade em que o corre corre e o excesso prevalecem.
Sem necessidade, “…a criação não necessita de ser criada mas sim descoberta.” Papa Francisco”.
Ana Bateira, Grupo Aprendizes de Viajante
“Saí deste encontro muito animada e com força para levar todo este ânimo ao meu pequeno grupo +XPTO, para que nos façamos presentes nos próximos encontros de certeza igualmente enriquecedores. E já tive oportunidade de o fazer na reunião de 23 de Novembro 🙂
Obrigada a toda a equipa regional pelo acolhimento tão caloroso e por disponibilizarem o serviço de babysitting, que para mim foi crucial possibilitando viver em pleno este encontro.
Um beijinho muito grande”
Teresa Santos Pinheiro, Grupo + XPTO
Muito agradecemos este testemunho, em jeito de notícia, da Margarida Mendonça, que com a suas palavras iluminadas e ternurentas, tem a forte capacidade de nos colocar em todos os cenários deste encontro regional!
A Equipa Serviço CVX Porto
Ana Braga, Ana Sampaio Bahia, Dina Cunha, José Pedro Rodrigues, Maria Amorim e Rita Negrão