Aproveitando o que fomos aprendendo fruto do que vamos vivendo, este encontro decorreu em modo híbrido: alguns presencialmente no Seminário Diocesano de Leiria e outros “presencialmente no coração”, mas virtualmente por Zoom.
Chegados a este tempo, depois de tantos terem ajudado a fazer tanto caminho, foi vontade da Equipa Nacional colocar diante daqueles que já encontraram na CVX o seu lugar de pertença, e que por isso se dizem com Compromisso Permanente, as conclusões que vemos boas, para que nos ajudassem a concretizá-las em benefício daqueles que o Senhor nos confia.
Após a celebração da Eucaristia e continuando em oração, foram apresentados pontos de reflexão e oração que permitissem acolher e clarificar o caminho de acção.
Sentindo que Acolher e Acompanhar todos aqueles que pertencem (ou desejam pertencer) à CVX é o campo de atuação mais urgente, necessário e universal, e que é nisto que deve desafiar toda a Comunidade a atuar foram, antecipadamente, enviados ecos recolhidos das várias Equipas de Serviço e recolhidas as moções e meios que cada um sentia serem contributo para o discernimento das prioridades e meios de ação que possam vir a ajudar no trabalho a realizar.
A oração de cada um foi o ponto de partida para a partilha em pequenos grupos que deu origem a uma síntese de cada grupo. Já em plenário, pudemos todos em conjunto ler, refletir e destacar os aspetos principais que ressaltaram da oração e eleger onde cada um se sentia mais impelido a colaborar. O processo foi animador e confirmou a disponibilidade para o serviço à comunidade dos membros com Compromisso Permanente. Terminámos o dia certos do tanto a que somos chamados, mas confirmados e fortalecidos por nos sentirmos a realizar este caminho em comunidade.