CVX – Um dom para a Igreja e para o Mundo: ecos e desafios da Assembleia Mundial

Encontro em Évora no dia 30 Setembro 2018 com o Padre Hermínio Rico, sj (vice-assistente mundial da CVX) e Rui Brás (CVX-BI - delegado na Assembleia Mundial).

No passado dia 30 de Setembro de 2018, cerca de 35 membros da comunidade do Alentejo estiveram reunidos num encontro com o Padre Hermínio Rico, sj (vice-assistente mundial da CVX) e o Rui Brás (CVX-BI – delegado na Assembleia Mundial), para ouvir os ecos da Assembleia Mundial que decorreu em Julho 2018 em Buenos Aires, Argentina.

Foi dada uma visão muito clara de como decorreu esta importante assembleia, tanto no aspeto comunitário como espiritual, a metodologia de trabalho, os frutos.

Perante o Documento final da Assembleia Mundial de 2018:

“Caminhámos juntos desejando maior integração na vivência do nosso carisma CVX no mundo de hoje e o Senhor chamou-nos a APROFUNDAR, PARTILHAR e SAIR”
Usando o discernimento comunitário, i.e. rezando em grupo, perante a proposta A) como é que a CVX-AL é “UM DOM PARA A IGREJA E PARA O MUNDO?”, plantámos as seguintes sementes:

  Viver em discernimento pessoal e comunitário;
  Sair, Saída/Missão;
  Ajuda a deixar-me encontrar…;
  Dá-nos o dom/a capacidade para cuidar, crescer, servir;
  Vivência diária da alegria cristã.

À pergunta B) do N.22 do Doc. Final da AM 2018 ( “E O SENHOR CHAMOU-NOS A APROFUNDAR, PARTILHAR E SAIR”) escolher um único desafio para esta comunidade lançado pela Assembleia Mundial de 2018. As sementes rezadas da CVX-AL:
  Cairmos na conta que o maior desafio é SAIR
  Consolidação dos instrumentos do Carisma
  Aprofundar com os olhos postos na saída
  Cuidar
  Aprofundar espiritualidade e identidade comum dos leigos