O CresSer da comunidade de CVX do Porto teve lugar na Casa do Sardão, que ultimamente nos tem recebido de braços abertos!
É um local de oração, salpicado por apontamentos que nos ajudam a orar, encontrar Deus, e com o auxílio de uma pequena oração de Santa Paula Frassinetti, Madre fundadora das Irmãs Doroteias, que este dia foi inspirado e dedicado ao “Discernimento Inaciano”:
– “Habituemo-nos a viver o dia a dia e pensemos unicamente em cumprir, cada dia, os nossos deveres, deixando a Deus o cuidado de tudo”.
Foi um dia para escutar e viver as Regras do Discernimento da primeira semana de Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola! Sim, escutar e viver, a Irmã Goreti expôs de forma singela e muito própria as regras do discernimento, expondo-nos em simultâneo a este exercício tão desafiador que é discernir a nossa vida, através da oração pessoal.
Foi um dia cheio de Bom Espírito que afastou as “mordidelas” e as tristezas que ensombram o nosso coração e a nossa relação com Deus Pai. Foi um dia tão consolador que já pensamos num dia dedicado ao Discernimento, mas desta vez para aprofundar, rezar e viver as regras da segunda semana. Já abriram as inscrições, quem quer reservar um lugar?
“Sábado passado, dia 08 de fevereiro, reuniram-se no Colégio do Sardão cerca de 20 pessoas, para ouvir e rezar as 14 regras de discernimento da 1.ª semana dos EE de Sto. Inácio.
A clareza e actualidade da exposição e o testemunho pessoal dados pela Irmã Goreti Faneca complementados por momentos de oração pessoal, fizeram deste dia uma paragem interpelante e agradecida. A repetir!”
Dulce Brandão Figueiredo, membro do Grupo Teófilos
“A Irmã Goreti transmitiu com tanta sinceridade e clareza as Regras do Discernimento Inacianas, que suscitou em nós, uma vontade imensa de aperfeiçoar a nossa oração e ser mais fiel à Oração do Exame. Este entusiasmo foi por nós irradiado para o nosso grupo, que ficou animado a participar numa próxima oportunidade.”
Manuela Bravo e Mia Xavier, membros do Grupo BRAVO
“Um dia muito rico com óptimas aprendizagens!
Aprofundei o meu conhecimento sobre discernimento inaciano de uma forma simples, clara e pragmática.
A irmã Goreti partilhou, de forma coerente e com experiência vivida, as regras e os meios de actuação do bom e do mau espírito que nos habitam a cada momento.
Recomendo a todos os que queiram sair vencedores das pequeninas batalhas interiores e desafios do dia a dia.”
Sílvia Rocha, membro do Grupo Fiat Punto
Bem hajam os que estiveram na Casa do Sardão para uma dia de oração e crescimento espiritual!
A Equipa Serviço CVX Porto
Ana Braga, Ana Sampaio Bahia, Dina Cunha, José Pedro Rodrigues, Maria Amorim e Rita Negrão