Corações que se Encontram!

No passado dia 30 de novembro, o Colégio do Sardão (a quem agradecemos a hospitalidade!), acolheu o Encontro CVX entre a Equipa Nacional, e a Equipa de Serviço do Porto. … Saber mais

No passado dia 30 de novembro, o Colégio do Sardão (a quem agradecemos a hospitalidade!), acolheu o Encontro CVX entre a Equipa Nacional, e a Equipa de Serviço do Porto.

Entre sorrisos e abraços (acolhidos com aquele café matinal!), para além da agenda de trabalho, celebrou-se algo mais profundo: desejo de caminharmos juntos sob a pauta do Evangelho.

O Encontro começou com a oração de Paulo VI – Ó Espírito Santo, reconhecendo que o verdadeiro anfitrião deste encontro era o Espírito Santo, que nos fala através dos acontecimentos. E Ele, sempre criativo, aproveitou a nossa diversidade, para dar início a um caminho de discernimento sobre a forma como, à luz dos estatutos, as eleições são conduzidas, dando resposta aos desafios deste tempo.

Cada Membro da Equipa de Serviço fez a sua partilha, com base na “história” dos seus sentimentos, com as luzes e sombras do caminho.

Algumas das dificuldades partilhadas, prendem-se com as últimas eleições, que poderão ser a ponta de um iceberg…

Foram ainda lançadas algumas interrogações e desafios, nomeadamente:
– não será sinal de que o sentido de pertença à comunidade alargada terá de crescer?;

– a discussão das ideias e dos procedimentos não ganharam mais importância do que a experiência de comunhão?;

– não estará a comunidade a pedir um novo tipo de liderança? E não será isto um desafio?

Seguiu-se um tempo de oração, para que cada membro rezasse por onde o Espírito Santo conduzia, abstraindo- se da sua própria partilha, antevendo os passos a dar.

Sendo a CVX uma comunidade mundial, fez eco a importância de estreitar os laços entre as equipas, e cada Um, saindo do pequeno grupo…sabendo que havendo tensões, estas podem ser criativas, e, tal como uma guitarra, pode criar uma bela melodia!

Foram apontados possíveis caminhos, tendo sido dado início a um caminho de discernimento que, em breve, a Equipa de Serviço dará eco.

O Encontro terminou à volta da mesa, que para além de um momento animado de convívio, foi também um momento de partilha de ideias, que ajudará a vislumbrar o caminho que Deus nos convida a percorrer juntos.

Saímos deste Encontro inspirados, com a missão de dar continuidade a esta reflexão, com a energia e ânimo renovados!

Que este Encontro seja um símbolo de um lugar, onde foi dado o primeiro de muitos passos, para que o Espírito Santo se manifeste no que está por vir!