Não há nada mais ecológico na vida do que andar atrás de Deus
Não há nada mais ecológico na vida do que andar atrás de Deus.
O exemplo dos Santos tem-me feito pensar bastante acerca da ecologia e daquilo que é uma vida verdadeiramente ecológica.
Será que S. Francisco de Assis sabia que viria a ser um ícone da ecologia e da simplicidade de vida?
Será que a Madre Teresa de Calcutá sabia que se iria tornar num exemplo de serviço aos últimos deste mundo, testemunhando um modo simples de viver ?
Será que o Fr. Roger sabia que Taizé se transformaria num lugar de profunda discussão e experiência ecológicas e de simplicidade de vida para jovens de todo o mundo?
Será que S. Francisco Xavier sabia que tantos missionários, seguindo o seu exemplo iriam lutar e defender populações injustiçadas e lutar pelo direito da Terra e das “florestas” nas quais vivem?
Parece-me que a resposta a qualquer uma destas perguntas é obviamente um “não”. Nenhuma destas pessoas sabia que a sua vida traria tantos frutos ao mundo. Frutos de verdadeira ecologia, isto é, frutos de vida simples, sóbria, de que sabe colocar o outro em primeiro lugar… E frutos de ecologia também no seu sentido mais “verde”.
O que é que, então, todas estas pessoas têm em comum? O que é que as faz ser verdadeiramente pessoas ecológicas – no seu sentido mais profundo, de reconciliação do Ser Humano consigo mesmo, com os outros, com a Natureza e com Deus? O que os faz ser pessoas promotoras da paz (a questão ecológica é, de facto, uma questão de paz…)?
A sede, a fome, o desejo incansável de realizar apenas uma coisa nas suas vidas: a Vontade de Deus. É isto que acomuna todas estas pessoas profundamente ecológicas. Não há nada mais ecológico na vida do que andar atrás de Deus. O Deus de Jesus, o Deus da paz, o Deus Pai, Mãe, que nos faz a todos irmãos, filhos. O Deus que tudo cuida, tudo ama, o Deus que é vida. O Deus Amor.
Segue só a vontade de Deus, mais nada
Vai caminhando sem medo naquilo que pensas que, a cada dia, pode ser a vontade de Deus para a tua vida.
Não tenhas medo. Caminha. Segue-a, segue só essa vontade, tenta andar só atrás dessa pessoa!
Mas cuidado, não a absolutizes, não faças dessa vontade um “isso”, não a feches numa caixinha muito bem delimitada.
Deus é muito maior do que o que tu podes achar ou sequer imaginar, e a Sua vontade para a tua vida também.
Não chames vontade de Deus indevidamente a qualquer coisa.
Mas não tenhas medo de correr sem parar atrás dessa vontade.
Pede a Deus que te a vá mostrando, que te dê desejo de segui-la, e deseja-a com toda a tua vontade.
Só Ele te deixará profundamente feliz, profundamente realizado, profundamente cheio de vida com sentido.
Mas Deus é maior, é muito maior, é amor, só Amor.
(Imagem: Citânia de Briteiros)