comunidade pedro arrupe
apresentaçãoUm pouco da nossa história em Braga
Quem somos e o que fazemos
juniorado
Fase dos Primeiros Estudos
A Comunidade Pedro Arrupe, fundada no início dos anos 90, surgiu em resposta a uma necessidade e intuição concretas para a formação dos jesuítas portugueses. Destinada a ser casa para a segunda etapa de formação, por ela passaram várias gerações de jesuítas, dedicando-se ao estudo filosófico-humanístico, na então Faculdade de Filosofia.
Após um breve tempo de suspensão, a Pedro Arrupe reabriu em Setembro de 2018, enquanto casa de formação dedicada à Fase dos Primeiros Estudos. Continuando a estar dirigida a esta primeira etapa académica após o Noviciado, os jesuítas em formação iniciam os seus estudos filosóficos, mas também em áreas de humanidades, através do contacto com línguas e cultura clássicas ou introdução às áreas das ciências humanas.
Neste novo formato, a etapa de estudos filosóficos, que começa na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, conclui-se na Comunidade de San Saba (Roma), com os estudos na Universidade Pontifícia Gregoriana.
Além da dedicação aos estudos – missão principal desta fase – e do próprio ritmo comunitário, cada junior tem-lhe confiada um apostolado concreto. Entre estes, destaca-se a presença no Centro Académico de Braga (CAB), quer na animação do centro, quer na presença em diferentes grupos de formação ou reflexão, ou no acompanhamento do núcleo local dos Gambozinos.