Clausura do Inquérito Diocesano do Processo de Beatificação do Padre Cruz

O Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Francisco Rodrigues da Cruz SJ (1859-1948), que teve início com a primeira sessão de abertura do Processo Diocesano a 10 de março de 1951, chegou ao fim da sua fase diocesana.

É com grande alegria que a Vice-Postulação da Causa do Padre Cruz vem partilhar com todos os devotos do Padre Cruz que o Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Francisco Rodrigues da Cruz SJ (1859-1948), que teve início com a primeira sessão de abertura do Processo Diocesano a 10 de março de 1951, chegou ao fim da sua fase diocesana.

A Sessão de Clausura do Inquérito Diocesano do Processo de Beatificação e Canonização do Padre Cruz SJ foi marcada pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para dia 17 de dezembro próximo na igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, pelas 15 horas e será aberta à participação dos fiéis, observadas as medidas sanitárias em vigor nessa data.

No dia 1 de outubro de 2019 a Comissão Histórica constituída por três peritos – P. António Júlio Trigueiros SJ, Dr. Paulo Fernando de Oliveira Fontes e Dr. Sérgio Filipe Ribeiro Pinto – entregou a documentação e a análise histórica sobre o Servo de Deus Padre Cruz depois de um trabalho exaustivo de pesquisa. Após esta Sessão de Clausura, todos os documentos serão entregues à Congregação das Causas dos Santos, em Roma, a qual dará o adequado seguimento, de acordo com as normas estabelecidas pela Igreja.

Concluída esta fase do processo diocesano, começa a fase romana. Caberá então designar quem se ocupa em redigir a “Positio“, ou seja, o relato final minucioso fundamentando a vida, virtudes e fama de santidade do Servo de Deus. Para que o Servo de Deus seja proclamado Venerável é necessário que o resultado do exame desta “Positio” seja positivo.

Por fim, só após a beatificação e mediante a análise e reconhecimento de um milagre concedido por Deus por intercessão do Padre Cruz é que o Beato será canonizado e proclamado Santo, ou seja, a confirmação por parte da Igreja de que este fiel católico é digno de culto público universal.

A Sessão de Clausura do Processo de Beatificação do Servo de Deus Padre Francisco Rodrigues da Cruz SJ será transmitida em direto, dia 17 de dezembro, pelas 15 horas, no site da Causa do Padre Cruz, Ponto SJ e na página do Patriarcado.