Novenas e Orações

Via-Sacra

VIA-SACRA COMPOSTA E USADA PELO PADRE CRUZ

A VIA-SACRA

A Via-Sacra, ou o Caminho da Cruz, é o percurso que Jesus seguiu desde o Pretório, onde Pilatos o condenou à morte até ao Calvário, em que morreu. Como não podemos acompanhar Jesus Cristo em tais lugares sagrados, onde tanto sofreu por nosso amor, transportamos esses passos dolorosos para os nossos dias e para as nossas terras, e com amor vamos seguindo o nosso Redentor nas últimas angústias da sua Paixão Sagrada.
Todas as almas piedosas sentem particular devoção em meditar a Paixão do Senhor através das estações da Via-Sacra. É isto a Via-Sacra.

Assim era o «Santo» Padre Cruz. Em todas as Igrejas e Capelas onde chegasse, não podia deixar de fazer sozinho ou em público o piedoso exercício da Via-Sacra. Era tanta a sua piedade e tão profundamente se comovia ao considerar a Paixão de Jesus, que por vezes chorava em pranto aflitivo.
Compôs até um método que durante toda a vida seguiu e que publicou. É o que aqui apresentamos, cheio de piedade e devoção como era próprio do seu Autor.

VIA-SACRA

Oferecimento

Senhor meu Jesus Cristo, suplico-Vos encarecidamente pelas cinco Chagas que Vosso Amor para connosco Vos fez na Cruz: socorrei os vossos servos que remistes com o preço do vosso Sangue.
Ajudai me a fazer este exercício da Via-Sacra: que seja para vossa glória, proveito da minha alma, conversão dos pecadores, perseverança dos justos e alívio das almas do Purgatório.

1ª EstaçãoJesus Cristo condenado à morte.
— Meu Jesus, eu Vos amo de todo o meu coração e muito me pesa de Vos ter ofendido por serdes infinitamente bom e amável; proponho com a Vossa graça nunca mais Vos ofender, evitar as ocasiões do pecado e fazer uma confissão bem feita de todas as minhas culpas.
Meu Jesus, misericórdia. Doce Coração de Maria, sede a minha salvação.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

2ª EstaçãoJesus Cristo com a Cruz às costas.
— Meu bom Jesus, ajudai me a levar com paciência todas as cruzes. Seja feita, louvada e eternamente exaltada a justíssima, altíssima e amabilíssima vontade de Deus em todas as coisas.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

3ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo cai a primeira vez debaixo do peso da Cruz.
— Meu bom Jesus, muito me pesa das minhas recaídas no pecado, e prometo com a Vossa divina graça nunca mais Vos tornar a ofender.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

4ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo encontra a sua Santíssima Mãe na rua da amargura.
— Meu bom Jesus e Minha Mãe Santíssima, muito me pesa dos desgostos que Vos tenho dado com as minhas culpas. Agora prometo consolar-Vos sempre com uma vida verdadeiramente cristã. Ajudai-me a evitar todo o pecado, mesmo venial deliberado, resistir a todas as tentações, fazer todo o bem que posso e devo, e levar com paciência os meus trabalhos e sofrimentos.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

5ª EstaçãoSimão Cireneu ajuda Nosso Senhor Jesus Cristo a levar a sua Cruz.
— Meu bom Jesus, ajudai-me a levar com paciência e até com alegria todas as cruzes que Vós me enviardes. Seja feita, louvada e eternamente exaltada a justíssima, altíssima, e amabilíssima Vontade de Deus em todas as coisas; em tudo e sempre Deus seja bendito.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

6ª EstaçãoA Verónica limpa o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Meu bom Jesus, imprimi também na minha alma a contínua memória de Vossas acerbíssimas penas e ajudai-me a servir-Vos sempre sem respeitos humanos. Imprimi em todo o meu ser semelhanças com a Vossa Divina Pessoa. Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso. Santíssimo Coração de Jesus, dai-nos um espírito crente, humilde, puro, caritativo, mortificado e perfeitamente resignado com a Vossa Santíssima Vontade, para assim nos assemelharmos a Vós. Seja conhecido, amado e imitado o Sagrado Coração de Jesus. Coração de Jesus, fonte de toda a pureza, tende piedade de nós.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

7ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo cai pela segunda vez debaixo do peso da Cruz.
— Meu bom Jesus, muito me pesa das minhas recaídas no pecado e prometo com a Vossa Graça nunca mais Vos ofender.
Em qualquer tentação nunca quero consentir, nem na vida, nem na morte, e qualquer olhar que Vos possa ofender, nunca quero procurar, nem demorar, e a todos os maus pensamentos digo como Santo Antão: vejo-os mas não quero.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

8ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo consola as Filhas de Jerusalém.
— Meu bom Jesus, consolai também a minha alma com a Vossa infinita Misericórdia à qual quero sempre corresponder. Ajudai me também a consolar o Vosso amorosíssimo Coração, chorando os Vossos sofrimentos, os meus pecados e as ofensas que recebeis dos pecadores.
Glória, amor, reconhecimento e reparação ao SS.mo Coração de Jesus, agora, em toda a parte e sempre.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

9ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo cai pela terceira Dez vergado ao peso da Cruz.
— Meu bom Jesus, muito me pesa das minhas recaídas no pecado e prometo com a Vossa Graça nunca mais Vos ofender.
Para isso proponho eficazmente evitar todas as ocasiões do pecado e logo no princípio de qualquer tentação dizer com muita confiança:
— Jesus, Maria, José, alumiai-me, socorrei-me, salvai-me e ajudai-me a cumprir sempre os meus santos propósitos.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

10ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo é despido dos seus vestidos e amargurado com fel.
— Meu bom Jesus, despojai o meu coração de todo o afecto às coisas terrenas, e ajudai-me a aborrecer todo o pecado, e detestar todas as vaidades do mundo, principalmente as danças e modas satânicas.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

11ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo é pregado na Cruz com grossos cravos.
— Meu bom Jesus, ajudai-me também a mortificar os meus sentidos e as minhas más inclinações e a ter sempre espírito de sacrifício. Meu Senhor e meu Deus, que quereis que eu faça? O que Vós quereis também eu quero, custe o que custar; o que Vós não quereis também eu não quero, agrade o que agradar. Ajudai-me a só pensar, sentir, dizer, ver e praticar o que for da Vossa Vontade Santíssima, ainda que me custe os maiores sacrifícios. Para Deus a glória; para o próximo a salvação; para mim o trabalho. (S. Francisco Xavier)
— Jesus, para Vós vivo; Jesus, para Vós morro; Jesus, sou vosso na vida e na morte.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

12ª EstaçãoNosso Senhor Jesus Cristo morre na Cruz por nosso amor.
— Senhor, eu Vos dou graças por terdes morrido na Cruz pelos meus pecados (Papa Bento XV). Meu bom Jesus, assim como Vós dissestes à Vossa Mãe Santíssima a respeito de S. João Evangelista: Eis o teu filho; dizei também as mesmas palavras a meu respeito. E Vós, Virgem Imaculada, Mãe de Deus e Mãe nossa Dolorosíssima, mostrai que sois nossa mãe, alcançai-nos do Coração do vosso amado Filho, misericórdia.
Clementíssimo Jesus, amante das almas, pela agonia do Vosso Santíssimo Coração e pelas dores da Vossa Imaculada Mãe, Vos peço que purifiqueis com o vosso sangue preciosíssimo todos os pecadores do mundo que agora estão em agonia e hoje hão-de morrer.
Coração agonizante de Jesus, tende piedade dos moribundos. Por sua intenção ofereço todas as Missas que se celebram em todo o mundo. Que o sangue preciosíssimo de Jesus Redentor lhes alcance misericórdia!
«Meu Jesus, não me deixeis morrer sem receber os últimos Sacramentos».
Com o auxílio da graça divina prometo quando estiver doente, não se fazer a terceira visita do médico, sem diligenciar receber os Santos Sacramentos da Igreja.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

13ª Estação – O Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo com o Coração aberto é tirado da Cruz e colocado nos braços de sua Santíssima Mãe.
— Meu divino Pai, e minha caríssima Mãe Maria Santíssima, muito me pesa dos desgostos que Vos tenho dado com as minhas culpas e prometo consolar-vos com uma viva fé, esperança firme e caridade ardente; e nada quero em toda a minha vida que Vos possa desagradar, manchar a minha alma e tornar-me menos digno da Sagrada Comunhão. Oh! minha Mãe Santíssima, oferecei ao Eterno Pai o Vosso Filho todo ensanguentado e chagado pela conversão dos pecadores. Coração Santíssimo de Jesus, derramai copiosamente as vossas bênçãos sobre a Igreja, sobre o Sumo Pontífice e sobre todo o Clero. Dai aos justos a perseverança, convertei os pecadores, alumiai os infiéis, abençoai nossos pais, amigos e benfeitores, libertai as almas do Purgatório e estendei sobre todos os corações o doce império do Vosso Amor. Ámen.
Divino Coração de Jesus, convertei os pecadores, salvai os moribundos e livrai as almas santas do Purgatório.
Eterno Pai, eu Vos ofereço as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para curar as chagas das nossas almas.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

14ª EstaçãoO Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo é envolvido num lençol limpo e encerrado num sepulcro novo.
— Assim devemos sempre comungar com toda a pureza de consciência e recta intenção de fazermos sempre muito bem as nossas confissões, e quem nunca fez uma confissão geral, deverá fazê-la de toda a sua vida.
— Meu Senhor e Meu Deus Sacramentado, desejo receber-Vos na minha alma com as mesmas disposições com que Vos recebia a vossa e minha Mãe Maria Santíssima.
Creio firmemente tudo o que Vós revelastes e nos ensinais pela Santa Igreja, porque Vós sois a mesma verdade; espero em Vós, porque sois fidelíssimo nas Vossas promessas, amo-Vos de todo o meu coração porque sois infinitamente bom, e amo o meu próximo como a mim mesmo por amor de Vós; e como não Vos posso receber agora sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração; e, como se Vos tivera já recebido, digo:
— Meu amável Jesus, em reconhecimento de todos os benefícios que me tendes feito e em reparação das minhas infidelidades eu Vos ofereço o meu coração, consagro-me inteiramente a Vós e proponho com o vosso auxílio não pecar mais. Tudo por Vós, Sagrado Coração de Jesus.
Minha Mãe Santíssima, fechai me para sempre no Coração do Vosso Divino Filho e nunca permitais que eu caia em pecado em toda a minha vida. Meu bom Jesus Sacramentado, peço Vos que todos os meus pensamentos, palavras e obras deste dia sejam uma constante acção de graças da Comunhão de hoje e preparação para a Comunhão de amanhã: e nada quero em toda a minha vida que Vos possa ofender, e me torne menos digno da Sagrada Comunhão. Coração de Jesus, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade.
Pai Nosso, Avé-Maria, Glória.

— Ofereço todas as indulgências desta Via Sacra pelas almas do Purgatório, especialmente pelas mais necessitadas, pelas que estão mais próximas a entrar no Céu e pelas das minhas obrigações.
Jesus Misericordiosíssimo, dai lhes o eterno descanso.

Almas benditas, eu peço por vós e vós pedi por mim para que viva tão santamente evitando todo o pecado, mesmo venial deliberado, que possa ir à Sagrada Comunhão todos os dias com recta intenção e pureza de consciência como tanto quer a Santa Igreja.

V. — Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. Entre os resplendores da luz perpétua.

R. — Descansem em paz. Ámen.

Preces para uma novena

Deus infinitamente misericordioso, que descestes do Céu à terra para ser salvação e o modelo de todos os homens; Vós que dissestes: Pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e abrir-se-vos-á; pelos méritos e intercessão do Vosso servo Padre Cruz que, perfeito imitador Vosso, abrasado em caridade, passou igualmente pela terra a fazer bem: consolando os aflitos, socorrendo os necessitados, visitando os pobres e encarcerados e convertendo os pecadores;
Concedei-nos a graça de imitar as suas virtudes, principalmente o seu espírito de oração e união com Deus, o espírito de fé viva, de esperança firme e de amor ardente, a devoção filial à SS.ma Virgem, o zelo pela salvação das almas e o horror a tudo o que desgoste o divino Espírito Santo e nos torne menos dignos da Sagrada Comunhão. Concedei-nos em particular a graça de… se for para honra Vossa, para bem das nossas almas e glória do Vosso servo. Assim seja.

Pai Nosso, Avé Maria e Glória.
Bondoso Padre Cruz, rogai por nós!

Senhor Jesus Cristo, que dissestes: Se não vos tornardes como pequeninos, não entrareis no reino dos céus, olhai para a humildade e simplicidade com que o Vosso servo Francisco procurou a glória divina e o bem temporal e sobrenatural dos humildes, e dignai-Vos glorificar o Vosso discípulo fiel com a auréola da santidade, se isso for da Vossa maior glória. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
Assim seja.

Nota:
Estas preces destinam-se a devoção particular.
Evite-se cuidadosamente tudo o que pareça culto público

Imaculado Coração de Maria

Oração Do Padre Cruz ao Imaculado Coração de Maria

Doce coração de Maria, sede a minha salvação,
Alcançai-me da Trindade SSma:
O perdão dos meus pecados todos;
Graça para em toda a minha vida ter uma fé viva, esperança firme e caridade ardente;
Graça para comunicar estas virtudes a muitas almas;
Graça para eu só pensar, dizer, escrever, ver e praticar o que for da Sua Santíssima vontade sempre;
Evitar todo o pecado, mesmo venial deliberado;
Resistir prontamente a todas as tentações;
Fazer todo o bem que posso e devo com pura intenção;
Levar com paciência e até com alegria todos os trabalhos e sofrimentos;
Procurar adiantar no caminho da perfeição;
Seguir os exemplos dos Santos que estão nos céus e das almas mais justas que há na terra;
Também a saúde da alma e do corpo;
Forças para nunca ter necessidades de operações e conservar o meu juízo perfeito, até ao fim da minha vida;
Para até à morte Vos amar muito e ser instrumento da Bondade divina para fazer muito bem na vida, na morte e depois da morte;
E abençoai no céu os que eu abençoo na terra

Nota:
Estas preces destinam-se a devoção particular.
Evite-se cuidadosamente tudo o que pareça culto público

Sem Vós nada

Nada contra Deus, nada sem Deus, tudo por Deus
Meu bom Deus,
sem vós nada, convosco tudo e tudo Vosso.
Meu Deus,
quero ver-Vos em tudo, e tudo em Vós, e tudo por Vós.
Meu bom Jesus,
ofereço-Vos todo os meus sofrimentos, resignado com Vossa vontade santíssima;
os meus bons desejos de praticar muitas obras de piedade e caridade;
e os sacrifícios de não poder realizar esses bons desejos.

Nota:
Estas preces destinam-se a devoção particular.
Evite-se cuidadosamente tudo o que pareça culto público

Novena Irresistível

(Usada pelo Padre Cruz e recomendada por ele com insistência)

ORAÇÃO

I. Ó Jesus, que dissestes: «Procurai e acha­reis, batei à porta e abrir-se-vos-á, pedi e rece­bereis», com Maria, Vossa Santíssima Mãe, nós, procuramos, nós batemos à porta, nós pedimos que as nossas orações sejam ouvidas.

(Três vezes) Meu Deus, vinde em meu auxílio; Senhor, apressai-Vos a socorrer-me. Glória ao Pai, etc.

 

II. Ó Jesus, que dissestes: «Tudo o que pedirdes a meu Pai, em Meu nome, Ele, Vo-lo concederá», com Maria Vossa Mãe Santíssima, a Vosso Pai em Vosso nome, pedimos humildemente e instantemente que as nossas orações sejam ouvidas.

(Três Vezes) Meu Deus, vinde em meu auxílio, etc.

 

III. Ó Jesus, que dissestes: «O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passa­rão», pela intercessão de Maria Vossa Santíssima Mãe, nós obteremos que sejam ouvidas as nossas orações.

(Três Vezes) Meu Deus, vinde em meu auxílio, etc.

 

(Esta novena tem-se mostrado tão eficaz quando feita com grande fé e piedade, que o povo lhe pôs o nome de Novena Irresistível)

 

Nota:
Estas preces destinam-se a devoção particular.
Evite-se cuidadosamente tudo o que pareça culto público