Deus de amor,

Apresentamo-nos a Ti pedindo a tua graça especial no decorrer do ano dedicado à memória da conversão de Santo Inácio.

Lembramos a batalha de Pamplona, a bravura de Ignacio, sua coragem, sua habilidade de se relacionar com seus companheiros. Lembramos sua lesão, seus sonhos desfeitos, seu aparente fracasso, a vulnerabilidade de sua saúde, seu retorno a Loyola e ao longo dos dias de busca espiritual para tentar encontrar seu caminho na vida, finalmente entregando sua vida a Deus ouvindo sua voz falando com ele através de suas leituras, seus sonhos, suas orações, sua imaginação. Lembramos sua viagem a Manresa; suas lutas internas; o seu desejo de ir ao encontro dos outros, ajudando as almas a descobrirem a consolação do vosso Filho Ressuscitado. Pedimos-lhe, Senhor, que renove também o espírito de Inácio em nós hoje.

Aproximemo-nos da sua confiança total no Espírito Santo, seguindo-o com fidelidade, sem nos precipitarmos nem nos atrasarmos. Façamos nossa a sua capacidade de discernimento, a sua coragem, a sua vulnerabilidade, a sua procura de companhia, a sua abertura aos jovens e o seu desejo de partilhar com eles a sua sabedoria. Que possamos aprender com sua coragem a seguir em frente, mesmo que isso às vezes signifique cometer erros. Dá-nos, Senhor, que abrasados com o teu zelo apostólico e nos enchamos de amor por este belo mas ferido mundo.

Ajuda-nos, Senhor, a afastarmo-nos das nossas visões estreitas, de nossas ideias preconcebidas sobre nós mesmos, sobre os outros, sobre nosso mundo, e ver tudo com novos olhos. Ajuda-nos a viver cada vez com mais profundidade o carisma inaciano de “ver todas as coisas novas em Cristo”, de ver a tua graça em ação, mesmo nas trevas e no sofrimento. Que este Ano Inaciano nos ajude a conhecer mais claramente o Jesus pobre e humilde, a amá-lo mais ternamente e a segui-lo mais de perto.

Pedimos a intercessão de Nossa Senhora do Caminho para nos ajudar a caminhar com o Teu Filho, Jesus, colocando a nossa mão nas suas; e que possamos sair todos os dias, para o mundo com uma sensação de aventura, amor e esperança. Amém.